terça-feira, 24 de abril de 2007

AMOR

Conceito: Amor – “Fogo que arde sem se ver”. Uma razão de viver. A mais alegre das tristezas, a mais triste das alegrias. Algo que nos faz andar parvos e com um sorriso idiota. A comunhão perfeita de duas almas gémeas… Tu e eu...

Ya!... Claro!
.......................................................

O amor é uma construção cultural.
.
É uma convenção social, um manual de procedimentos emocionais, criado por um determinado ambiente social e cultural, que nos diz o que devemos esperar sentir e como nos comportar.
.
Pondo de lado os factores físicos, sentimo-nos atraídos por quem nos espelha.
.
Começamos a gostar de quem pensa o mesmo que nós, de quem se veste da mesma maneira, de quem tem a mesma postura corporal. Não é por acaso que o Carlos Tê diz “não se ama quem não ouve a mesma canção”
.
Todos nós já passámos por situações em que ficamos contentes só pelo facto de descobrirmos que outra pessoa partilha de um gosto connosco. Vermos no outro um espelhamento de atitudes e ideias é uma fonte de segurança para nós. Esta, aliada à atracção, facilmente conduz ao contacto físico, o qual pode ser escalado até ao sexo.
.
Se o contacto sexual for regular, ao fim de algum tempo é normal os intervenientes interrogarem-se se amam ou não a outra pessoa.
.
O amar é uma forma de legitimar socialmente o facto de agora aquelas duas pessoas passarem muito tempo juntas. É como se dissessem:
“ – Nós fodemos como coelhos, mas com dignidade, porque nos amamos”
.
Há a crença de que para cada um de nós existe uma pessoa certa, uma alma gémea por ai; e que encontraremos essa pessoa, por artes mais ou menos mágicas ou obra e graça do D (de Destino ou Deus, conforme a vossa preferência) sem que tenhamos de fazer grande coisa.
.
Normalmente os adeptos desta ideia também acreditam que o Amor é uma coisa que aparece naturalmente (quiçá nas árvores…) geralmente consolidando-se com o tempo.
.
Considerando que a população humana é de qualquer coisa como 4 biliões de pessoas (algumas das quais já morreram de fome desde que vocês começaram a ler este post) a probabilidade de encontrar a minha alma gémea é menor da de eu ganhar o Euromilhões. Claro que sempre podemos ir para a China ou para a Índia para aumentar um bocadinho as nossas hipóteses, mas os crentes não o fazem, porque de alguma forma as almas gémeas parece que andam sempre por perto umas as outras. Convenientemente, diria…
.
Dizer que se ama alguém é cómodo e fica sempre bem. É essa a resposta emocional que se espera de uma pessoa que esteja frequentemente com outra. Aliás... Essa é a ÚNICA justificação que fomos ensinados a aceitar.
.
“ – Eu estou contigo porque te amo” – Isto é uma coisa bonita de se dizer. Qualquer outra justificação, mesmo se absolutamente sincera, é inaceitável.
.
Estar com alguém só pelo facto de se gostar de estar, pelo facto de estarmos mesmo e completamente quando estamos; é interpretado como sendo um abuso de confiança, que alguém se está a aproveitar do outro, um logro, no fundo...


Mental Note: É muito chato saber que o arco-íris são só gotas de agua e luz reflectida. É que assim deixamos de acreditar em potes de ouro…


Mental Note 2: E Mira? Pois... Tivessem ido! ;-)
Bons Martinis!

34 comentários:

Babe Certificada disse...

Martini, então, vais-te cortar? Onde está essa visão "martinesca" sobre Mira?

Anónimo disse...

Ah, afinal ainda és vivo! :)

Acredito no amor, claro,mas não acredito muito nessa teoria das almas gémeas, perfeitas, que um dia as encontramos e encaixam em nós na perfeição! Acredito que há pessoas que nos complementam em certos e determinados aspectos sim, mas para mim, nós cruzamo-nos de facto com pessoas que nos espelham, mas que nos espelham no sentido de nos mostrarem o que temos que aprender com elas sobre nós próprios e elas connosco, obviamente. E acho que ao longo da vida vai sendo sempre assim, vamo-nos cruzando e afastando das pessoas que têm algo para nos ensinar, cabe-nos a nós tirar ou não proveito disso!
Kiss

Anónimo disse...

até prece que deves alguma coisa a alguém com esse tipo de conversa homem..qual logro, qual abuso de confiança..queres, queres,..na queres, vai-te embora..mas alguém pediu alguma coisa?..ora se ninguém pediu nada, ninguém deve nada a ninguém, certo?..quem tá mal mude-se, se estou bem deixo-me ficar;..simples..se alguém complica,vai porta fora, não há pachorra né?..pois é, e quem não gostar, azar.

Sereia disse...

eu acho que o amor há-de aparecer nas caixas de chocapic, mas se tu dizes que é nas árvores ou que cai do arco-iris, pronto, tudo bem!
Se vires por aí o meu diz-lhe onde moro sff!

Actriz Principal disse...

"Estar com alguém só pelo facto de se gostar de estar, pelo facto de estarmos mesmo e completamente quando estamos; é interpretado como sendo um abuso de confiança, que alguém se está a aproveitar do outro, um logro, no fundo.." Isso só é interpretado assim a quem faltar um pouco de visão, porque, convenhamos, é tão bom estar porque se quer e não porque se precisa, porque se depende!

E estar com alguém porque se quer é, no mímino, um enorme elogio e demonstração de amor pelo outro.

Gostei mais desta versão, conseguiste, parabéns!

Beijo

P.S. A população humana vai em cerca de 6 biliões... and counting.

AC disse...

O teu conceito de amor foi deturpado pelas pedras da estrada, oh Mman.

Flagelas-te com o refugo amoroso, quando o Amor (aquele à-la old movie) ainda anda por ai e não se enquadra em quase nenhuma das janelas por ti descritas.

Almas gémeas com gostos semelhantes? Que bela bosta oh Mman. A unica semelhança requerida é o amar do parceiro, todos os outros gostos são decor de backstage.

Salva-se o “estar com alguém só porque se gosta de estar”...

Fica

GrandesMares disse...

Parecem palavras de alguem um pouco ferido com o amor(é cómodo e fica bem dizer que se ama alguém..)
Bem esse conceito de amor tem muito que se lhe diga...
Beijinhos fica bem

Aragana disse...

Conversa de conformado meu caro amigo.

As coisas nao têm selo de arco-íris com pote de ouro e muito menos o mundo tem elefantes rosa e que ainda voam...

Existem muitas "tal" por vida ou apenas uma...
Já te disse a maneira como vives e como as vives é que é escolha tua...

Mas como te digo... conversa (ou será conserva) de conformado (antes.. reformado?)...
Diz lá que nao gostavas que aparecesse alguém que te arrebatasse e deixa-se a ver dumbos a voar por ai?
Gostavas...

.. cada vez mais te conformas. É isso.

Mas só uma coisa importa. Estás feliz?

É isso aí!

Topo de Gama disse...

Martini

Nunca encontrei amor numa arvore, mas ja o encontrei no fundo de uma garrafa de Whiskey (ou pelo menos sob o seu efeito)

Gosto de pensar no amor como algo real.. nao idealizado.. Um trabalho, um esforço conjunto.. Algo mais ke um sentimento ou uma expressao sacada de uma musica brasileira.. Amor faz-se!! nao se sente.. é o ke penso :)

Gostei da tua "nota mental 1"

Topo de Gama disse...

So agora reparei... O Adoptado!!? ahahah

estives-te bem.. Serei um bom moço..

Anónimo disse...

Foda-se!
Calma moço, tivémos um fim de semana agitado?
Estás assim tão desgostoso, que nem queres acreditar mais no arco-iris?
Não te reconheço...

Mariza (P.Gira) disse...

ao longo dos anos a minha resposta à pergunta "é amor?" pouco ou nada se alterou, resumindo-se a:

"não sei, só sei que quero viver o momento, sem pensar no antes e no depois. gosto da companhia que fazemos um ao outro, de sentir o que sinto quando estamos juntos, mesmo sem perceber o que é. estou feliz e isso basta-me e dá-me confiança para continuar a alimentar o que temos."

e por dizer o que sinto, não lhe colocando o rótulo de um conceito, que torna tudo muito hermético, acabei, muitas vezes, por ser vista como insensível e fria, como medricas e incapaz de viver e compreender os meus sentimentos.

são opiniões, é o que posso dizer.
pois sei que apesar de não colocar rótulos herméticos ao que sinto (que possibilitam aos outros pensar que sabem o que eu sinto), vivi cada momento.

fui ao céu, desci à terra e afundei-me no mar por cada momento bem passado e por cada marca, muitas vezes de dor, que o fim deixou.

sou mais feliz assim? não sei, só sei que é assim que eu sou, sou do contra.

gosto desta tua esplanada ;)

Dâma

Actriz Principal disse...

Agora que vi o comentário do Topo de Gama, a.k.a. o adoptado (e muito bem, pelo que me pareceu, ainda que ao longe)... A Diva? Bom, num blog sou a Scarlett Johansson, noutro sou A Diva... isto está bonito, está!

Fixe o trocadilho que fizeste aqui ao lado com a palavra MIRA!

Anónimo disse...

bem,..já vi que a festa foi boa, isto aqui quase parece uma irmandade;..e como é vespera de feriado e eu tou mta contente..

atira-te ó môr..e diz que t'empurraaaeemmm..ah bêja-me na boca e chama-me tarzaaamm..
he.he..
(vi as fotos;..só malta gira.)e tu também.)
smak!

Anónimo disse...

Man...
Digo-te o mesmo que alguém me disse um dia, qd andava eu infeliz da vida pois tinha perdido aquele amor da vida, sem realmente ter tido tempo ou certezas para saber se seria mesmo aquele amor da vida. Alguém me disse: Paty minha linda! Esquece! Mas nunca te esqueças que aquela historia dos tachos e das panelas é tanga, não existe só uma para cada um, existem quantas tu quizeres. E mais importante ainda...acabou, pronto paciência, foi bom enquanto durou? Então não te esqueças de como é voar e vais ver que vale a pena sempre tentar e amar!
Bom foi mais ou menos isto...
O facto é que uma desilusão após 3 anos de amizade que se construiu e que estava a passar para uma fase mais especial e que depois por atitudes ficou transformada em desilusão, marcam demasiado e o mal são essas marcas que depois relativizam tudo, instala-se o cepticismo a desconfiança e o amor parece saido de um conto de fadas!
A verdade é que é um conjunto de coisas que se constroem com alguém que acaba por nos completar, quer nas atitudes, gostos, enfim...
Beijinhooo bommmmm!!! ;)

Helluah disse...

amor??

oi?

cancao?

oi?

Mulheka disse...

Amor... Não acredito! Pelo menos na forma que o descrevem, o estereotipo que é! Juras de amor eterno, amo-tes a torto e a direito bla bla bla... tudo palavras, simplesmente palavras ditas da boca p'ra fora. Sem sentido e sem sentimento. O amo-te está tão banalizado, tao... vulgar! Qualquer pessoa o diz... quer seja p parecer bem, quer seja para conquistar... enfim, qualquer que seja o motivo.
Acredito é num amor diferente mas... será que se pode chamar a isso de amor se o AMOR não é aquilo em que acredito? Bem, acredito então num sentimento ainda não baptizado!

Tia Concha disse...

Homem, sou uma gaja romântica, que posso eu fazer.

Eu acredito no amor!

Primeiro tiro, primeiro coelho.

Tive sorte de encontrar tudo isso logo à primeira.

Gosto dos defeitos e virtudes do meu homem.

E viva aos coelhos!

hehehe

bjx

Blade disse...

Buddy MM,

Cuidado que o Amor são três e andam sempre aos pares...

Gosto de pensar que o Amor é como uma pirâmide (era um prédio mas pirâmide faz mais sentido já que as bases tem muita influência no resto da construção, além disso fica mais giro). Com o tempo vais construindo as bases e colocando pedra sobre pedra até que este vai crescendo. Como tanta coisa na vida se as fundações não forem fortes ou se a base começar a erodir corres o risco da derrocada mas isso já é outro post.

O importante é nunca desistir de fazer construções, às vezes o que parece ser um castelo na areia à espera que a maré cheia chegue pode ser afinal um farol junto ao mar. (hum esta do farol saiu um bocado fálica mas não era essa a intenção) :)

Bons copos no Feriado e no weekend senão nos encontrarmos

Tia Concha disse...

- helluah amor, imagina-te com mais 13 kl (essa f(e)ase já era, malditas hormonas) em cima, e alguém te acha linda e maravilhosa e demonstra-o, na verdadeira ascensão da palavra e também no sentido bíblico da coisa...

fdx isto é amor caraças!

Sentia-me A Monstra e o Belo!

Ou então a Orca e o Príncipe!

hehehehe

ps - ía dizer uma cena mesmo ordinária, mas não digo!coelhos para todos

feriado vou namorar muito muito muito!

Magnólia disse...

Que o amor seja eterno enquanto dura!
Posso-te apenas dizer que sou uma romântica incorrigível e que acredito no Amor. Com todo o sofrimento que ele nos pode trazer (e infelizmente trás), a felicidade inerente faz esquecer tudo o resto.

Anónimo disse...

olá...

texto mto interessante. concordo em absoluto com a ideia. socialmente só o amor justifica estar com alguem... enfim, sem palavras!
desilusão de amor? acontece às melhores famílias e como alguem disse, há muitos tachos e muitas tampas.... interessa sentir e estar bem com quem escolhemos... mesmo sem amor.
fica bem... (ai... tanto "bem") rsrs

Anónimo disse...

O amor é uma grande "bosta"!!!

O.k.eu volto aqui amanha se estiver mais bem humorada.

Martini Man disse...

BABE: E que palavras poderiam contar o que por lá se passou?

MARTA: Gosto muito do que tu achas. Isto já não é a primeira vez que acontece, seja aqui, seja ali ao lado. Mas como não acreditamos nelas, nunca iremos saber se somos almas gémeas ou não.

NENA: Foi conferir e estava tudo certo. Não devo nada a ninguem.

Martini Man disse...

SEREIA: Estamos combinados! O primeiro a encontrar o amor do outro, avisa!

ACTRIZ PRINCIPAL: Sabes... Nunca um nick foi tão apropriado...

NENA: TARZAN!!!!! E conseguiste reconhecer-me no meio daquela gente toda?

Martini Man disse...

DIAS: Demasiadas pedras...

GRANDES MARES:
Ver-te assim abandonado,
Nesse timbre pardacento,
Nesse teu jeito fechado,
De quem mói um sentimento…

E é sempre a primeira vez,
Em cada regresso a casa,
Rever-te nessa altivez
De milhafre ferido na asa…

Martini Man disse...

ARAGANA: Cala-te mulher... Cala-te.

O ADOPTADO: Liçao numero 1: O que se encontra o fundo de um copo nunca é o amor. Pode ser uma shakira de bairro com prazo de validade, ou um tal de Gregório. Mas nunca o amor. Esse só no fundo de uns olhos de mulher a sorrir para nós.

MARISA: Ás vezes tambem eu não me gostaria de (re)conhecer. O FDS foi impecável

Martini Man disse...

DÂMA: Mi esplanada, su esplanada

ACTRIZ PRINCIPAL: Não há o perigo de isso te subir á cabeça, pois não? O trocadilho é um bocado monga... Tenho de ver se o troco.

PATY: Ora ai está uma boa terapia para um desgosto.

Martini Man disse...

HELLUAH: Oi, Princesa do Nilo.

MULHEKA: "Acredito num sentimento não baptisado..."

TIA CONCHA: A sorte e o timming são tudo.

Martini Man disse...

BLADE: Gostei a tua visão mistico-aritmética a coisa.

TIA CONCHA: Coelhos, catraia!

MAGNOLIA: Eu acho que ainda sou mais romantico do que tu: Tem dias em que acredito que o amor náo tem de ser infeliz. Já viste isto?

Martini Man disse...

MARIA.PEKENA: O que não faltam são tampas por ai...

NINA: Tinhas feito melhor se tiveses vindo apanhar sol...

Anónimo disse...

E eu tb acho que tu me percebes! :)
beijo

Eme disse...

Tu percebes disso? Amor? Olha, eu cá não!!

Gaja Boa 1 disse...

As pessoas dizem a palavra "amo-te" quando deixam de ter respostas razoáveis para as outras questões todas...

E não é que resulta???

Entretanto as outras perguntas deixam de fazer sentido porque há o dito amor e então a partir daqui já é permitido...
Tipo: "porque me estas a sacar dinheiro da conta?"; "porque não compras nada cá pra casa?"; "Porque estas assim?"; "porque me espancas?" etc..

Se a outra pessoa diz: ai e tal, porque te amo...

Prontes... Já tudo passou a ser aceitável...

prontes, eu sou assim... às vezes sou dona de uma frieza cruel...

Mas para quem merece, leva sempre um beijo imenso