quinta-feira, 26 de abril de 2007

Dependências

Conceito: Dependência – Aquilo sem o qual não conseguimos viver. O que causa habituação. De uma casa, um quarto, ou um terço. Rotina. Tabaco, álcool, drogas, pessoas.
Namoradas, também
.
..................................................

Se há coisas que me tiram do sério são as dependências.

Uma das piores é a de sentimentos. Não me estou a referir ao gosto de estar com outra pessoa pelo simples motivo de que isso nos faz sentir melhor do que estaríamos se estivéssemos sozinhos. Refiro-me àquelas pessoas que SÓ estão bem ao sentirem-se amadas por alguém, que necessitam de uma relação (uma qualquer!) para se auto-validarem em termos pessoais e sociais.

Geralmente, sendo dependentes e desejarem suprir essa falta desesperadamente, acabam sempre por ter relações muito complicadas e pouco compensadoras porque tendem a atrair vampiros emocionais (indivíduos inseguros e manipuladores que só se sentem bem com gente dependente) o que origina uma relação nada equilibrada.

Em vez de se aproveitarem um ao outro para crescerem como pessoas, para alargarem os seus horizontes e para trocarem prazeres (É assim mesmo: No plural) gastam o tempo todo a gerir ou a apaziguar conflitos, aos quais chamam Amor que, como se sabe, só é do bom se fizer sofrer e morrermos por ele.

Ya...Tretas!

Eu não quero uma namorada que me complete, nem vou ser o complemento de ninguém. Não tenho vocação para vitamina!

Não vai ser por causa dela que me vou sentir bem. Mas é por causa dela que posso ficar MELHOR!

Por isso:

Namorada minha não só pode como deve, continuar a sair com as amigas e os amigos (Sim. Gajos!) sem mim. São pessoas que são importantes para ela, de quem ela gosta e não faz qualquer sentido deixar de as ver, só porque anda comigo. Aliás, se eu gostei dela é também por causa do papel que esses amigos tiveram na vida dela, por isso deixar de os ver é destruir a pessoa pela qual eu me apaixonei. Agora o que pode acontecer é trocarmos de amigos e os dela passarem a ser também os meus e vice versa, mas isso é outra coisa.

Namorada minha tem de ter mais que fazer. Não pode estar sempre colada a mim e muito menos abdicar de coisas que para ela são importantes. Obviamente que cada um será parte importante da vida do outro, mas não seremos TODA a vida. É fundamental partilhar coisas e fazermos coisas em comum, mas isso não pode significar centrar toda a nossa vida no outro. Cada um tem de continuar a existir como pessoa individual.

Namorada minha não deve ter ciúmes. Ciúmes tem a ver com insegurança e posse, não tem a ver com amor. Se eu namoro com ela, então estou com ela e não estou com mais ninguém. Ponto final parágrafo! Do mesmo modo não deve esperar que eu tenha ciúmes. Fico triste e magoado se ela andar com outro, mas não tenho ciúmes. Eu não sou dono dela e ela pode fazer o que quiser. Muito menos faz sentido ter ciúmes de antigos namorados/as e amigos/as, coloridos ou não. Eles foram importantíssimos para cada um de nós e aquilo que somos hoje passa por essas relações, por isso não faz sentido ter ciúmes delas.

Bons Martinis

53 comentários:

3M's disse...

Desejas “esbarrar” (não literalmente) com uma mulher activa, independente que preza a existência individual e sem ciúmes... hmmm... assim de repente conheço uma certificada! Levo-a comigo para o evento de biciclismo ;)

O que seria da tua vida sem mim???? LOL

Anónimo disse...

e eu tou a ficar uma blogodependente; pois já eram horas de ir dormir e ando aqui, a saltar d'um lado p'ró outro..(mas é uma dependencia boa, assim não me meto em encrencas e não arranjo namorados desses que não descolam nem me deixavam tempo livre pra este tipo de ocupação, não achas?
eu acho que sim, por isso, hoje não estou contigo, viva a dependencia!

Anónimo disse...

Viva á independência! Estou super independente! Uau! Que bom!!

(humpf..)

AC disse...

E um dia destes apaixonas-te, mas um daqueles que faz mesmo sofrer e morrer, e eu imprimo umas quantas copias deste post para enxugares a ranhoca.

(oxala que não Mman, oxala sejas muito feliz à tua escala)

Fica...

Babe Certificada disse...

Bravo! Meu querido, isso é o ideal inalcançável. Eu sei que ainda me falta caminhar muito, mas das minhas poucas experiências aprendi uma coisa: há ciúmes e ciúmes. Se gostas, gostas mesmo de alguém, tens sempre um sentimento de posse (pequeno, mas está lá), logo não vais gostar que andem para ali a mostrar as penas de pavão à tua namorada. E isso é bom, porque uma relação com demasiado respeito pelo espaço do outro acabará, 1º por ser uma seca (onde estão aquelas discussões que terminam tão bem...?!) e 2º por não haver renovar constante de emoções (ou seja... uma seca)...

Fortunata Godinho disse...

Comecei a "ler-te" recentemente, mas gostei e agora tento passar por cá. E isto significa, que não esperava ler este tipo de discurso por aqui, mas lá está, não te conheço. De qualquer modo, brindo ao que disseste, mas como não há bela sem se não, devo salientar que - não te tirando a razão, e o Amor tem razões que a razão desconhece (e esse era entendido na Área), estou com a "Babe" - na prática, isso não é assim. Muito bem que se continue a desfrutar de tudo, com o outro de preferência, mas a "dependência" essa vai lá estar - A questão é mesmo saber dosear: há ciúmes e ciúmes, há dependência e dependência e acima de tudo há gostar e gostar.
Sabes, revejo-me na tua descrição de querer lutar por uma relação onde «gastam o tempo todo a gerir ou a apaziguar conflitos, aos quais chamam Amor que, como se sabe, só é do bom se fizer sofrer e morrermos por ele.» Muito bom! Resumidamente, é isso tudo. Mas vamos sempre a tempo de mudar:)

Anónimo disse...

Muito bom este texto! Revela uma grande dose de conhecimento da individualidade. E eu não falo de independência, falo de individualidade que para mim são duas coisas diferentes. Isto é o que eu chamo de verdadeira partilha, ou seja, cada uma das partes leva para a relação o melhor de si, para oferecer ao outro, para partilhar com ele, mas isso só é possível quando cada pessoa tem conhecimento da sua própria individualidade, quando consegue fazer escolhas por si e pela sua auto estima e não em função do outro. Quando a pessoa conhece a sua individualidade, ela não vai buscar nada ao outro para se preencher, ela leva o que ela tem em abundância para partilhar com o outro. O problema das pessoas é que misturam a sua individualidade com a do outro, ficam a tentar mudar o outro, projectam expectativas que saem goradas quando o outro não corresponde ao que se idealizou e deixam de perceber quando escolhem por si ou por ele. Antes de estarem juntos cada qual tem uma vida própria e um caminho diferente a percorrer, não é suposto anularem-se perante o outro mas as pessoas têm muito medo da solidão e mais ainda da rejeição. Até há aqueles que acham piada o outro ter ciumes, acham que isso é uma prova de amor e nem se apercebem que gostam de sentir o outro inseguro pq isso lhes dá a elas próprias um enorme controlo sobre a situação. :) A confiança é a base de tudo.
Já vivi uma relação vampiresca, em todos estes moldes que descreves e te garanto que não há nada que nos afaste mais da nossa essência e nos consuma toda a nossa energia do que uma relação assim. Como tu dizes, tretas! Mas tb te digo que graças a essa relação, hoje sei exactamente o que quero e o que não quero mais para mim. Tudo tem um objectivo na nossa vida, até mesmo os vampiros nos podem ajudar a crescer.
Beijinho

Anónimo disse...

Engraçado, quando falas em aproveitarem-se um ao outro para crescerem como pessoas e alargarem os horizontes... falei disto ontem ali ao lado...:)

Susana disse...

é pa.... apetecia-me agora dizer tanta coisa.... mas digo só que o que está a faltar a muita gente é um "chazinho de manco" e viver, claro!

mas a independência emocional também se vai construindo, ás vezes!
claro que também há pessoas cuja independência é inata e cujo orgulho não lhes permite sequer admitir q não estão bem sozinhas e que se sentem infelizes porque afinal alguma dependência até faz bem... e sofrem, mas não abrem mão do orgulho e da postura firme!

há tempo para tudo e é a tal coisa, nem tanto ao mar nem tanto á terra...

beijo

Firehawk disse...

Acho que não vale a pena dizer nada pois não? (Imagina uma plateia a aplaudir).

VF disse...

Namorada tua!?

Porra que até me queimei com o cigarro!

VF disse...

Namorada tua!?

Porra que até me queimei com o cigarro!

VF disse...

E comentei duas vezes!

(olha espera um pouco que eu vou ali beliscar-me e já volto)

VF disse...

(Pronto já voltei, só espero recordar-me que a nódoa negra no braço fui eu mesmo que a fiz)

Agora mais a sério!

Meu caro;
Sabes perfeitamente que concordo contigo, porque não só já falamos disso, como assististe a algumas situações originadas por essa dependencia de que falas.

Como sabes tendo a considerar a dependencia como algo de muito negativo e do qual me afasto à mínima possibilidade de ocorrer. Porque convivo mal com um conceito enviezado de relacionamento. Uma relação baseada na dependência apenas circunstancialmente se pode chamar de amor ou amizade.
Quem depende necessita.
Quem faz depender tolera...

Em nada existe vontade!

Anónimo disse...

Alguém me disse um di:
- "se não sentes ciúme por pouco que seja, é porque não gostas verdadeiramente"

Beijoca

Aragana disse...

Espera aí... Espera.. como é que é mesmo a musica?

The Love bote...

Excitante e novo...

Todos a bordo...

Estamos à tua espera....


Amori, a vida é uma doce recompensa
Deixa-a flutuar, que ela flutua de volta para ti!!!

Oh, o love bote


PS - Há tantos tipos de dependência meu caro amigo... há até (vê tu bem esta barbárie) quem dependa da dependencia dos outros!

Bjinho e bom fim de semana!

Magnólia disse...

Tu no fundo és um romântico!!

Que cada um viva o amor à sua maneira.

Bj.

Pluma(PrincesaVirtual) disse...

Concordo e assino por baixo a maioria das coisas que escreveste... Há apenas uma frase que me fez quase saltar uma gargalhada «Fico triste e magoado se ela andar com outro, mas não tenho ciúmes.»!!!!

Na na essa não subscrevo...se «ele» se atrevesse a andar com outra, ficaria triste e magoada, mas a outra ficava careca e ele quem sabe com menos um «pendente» da joia da coroa...hmmm isto será ciumes??? :D

ahahahahahaha

Beijos (recatados) Martini :D

Anónimo disse...

Não podia concordar mais com este teu post! Revejo-me em muito do que dizes e as vezes sinto-me um pouco ET no meio de tanta gente que se sufoca e afoga na cara metade. Por outro lado, também já passei por muito do que aqui falas, e nada como passar pelas situações para sabermos como é e para termos a ceretza que tb cometemos esses erros e acima de tudo para abrir os olhos e ver que se estava no caminho errado!
Quanto aos ciumes, sei hj que são mais que inevitaveis, desde que não se leve a coisa ao extremo, até pode ser saudavel e acredito que quem não sente uma pontinha de ciumes sequer por vezes então isso é sinal de que algo não está bem...
Estar in love tem muito que se lhe diga...lá isso tem! ;)
Beijinhoooo boooommmmm!!!

Tia Concha disse...

Sou dependente, apesar de não gostar da palavra, prefiro dizer: necessito de alguns momentos de total solidão.

Não falar com ninguém, e andar a sirandar pelas ruas sózinha.

Momento meus e que não gosto de partilhar com ninguém.


E não sou dependente do meu gajo, tal como ele não é dependente de mim, somos indivíduos diferentes ( MUITOOOO: eu desorganizada, stressada; ele HIPER organizado e calmo), cada um com os seus defeitos e virtudes, mas cá nos encaixamos.

Não gosto de dependências!

Tia Concha disse...

Como diz o meu pai:

- "Hummm anda moura no ar...."

Anónimo disse...

é pá;..sou a unica gaja aqui que adora depender de tantos vicios..só coisas más;..ele é cigarros, ele é ócio. ele é prazeres e afins;(tudo incluido)ele é dos amigos e loves e tudo. e do meu espaço, das minhas merdas, eu sou dependente disso tudo e com orgulho; mas qualquer coisa me faz largar tudo e partir p'ra novos mundos..(também sou viciada nessa cena, ..e olha..tá-se bem!
continuo na minha,
VIVA A MINHA DEPENDENCIA TOTAL E ABSOLUTA!

Capitão-Mor disse...

Dava-me jeito livrar da nicotina! Já vai num maço e 1/2 por dia. Alguma sugestão?
Bom fim de semana!

Tangerina disse...

Martini, andas cheio de boas intenções.

Gosto disso (das intenções).
O que descreveste foi, sem tirar nem pôr, a relação ideal.

Quem me dera que houvesse muitos Martinis por aí...

Bjo TanG:)

Anónimo disse...

~´o capitão mor,arranja mais ocupação p'ra essa boca linda..

GrandesMares disse...

Todos os teus conceitos de namorada ideal tambem são os meus de homem ideal.Pois apartir do momento que estamos com alguem deve haver confiança.
Por acaso há uma coisa que sou dependente...CARInho...mutxo carinho...eheh
Beijos e bom fim de semana

Sereia disse...

Clap, clap, clap, clap!!!
Eu não teria escrito e descrito melhor!
Eu tenho uma amiga que só está bem se tiver alguém, tem medo de envelhecer sózinha, tudo o que tem a palavra sózinho é abominável para ela.
Às vezes deixa-me triste, porque com este medo que ela tem não vive a vida fantástica que tem à frente dela.
Vou dar-lhe este texto para ela ler!

beijinho bom

Helluah disse...

eu ca so blogodependente....
tambem sou sushidependente....
tambem sou pdldependente....
e INdependente.... muito INdependente :D

Mariza (P.Gira) disse...

dependências, só se for única e exclusivamente de mim.

sentir-me bem ao lado de alguém, só se de antemão estiver de bem comigo mesma.

por isso, incomodam-me aquelas pessoas que não conseguem conviver com elas próprias e saltam de relação em relação para não enfrentarem o "monstro" que são para elas mesmas;

incomodam-me aquelas pessoas que entram numa relação e vivem exclusivamente para ela, esquecendo por completo tudo resto, inclusivé elas mesmas.

acho que chegam ao final da sua vida sem saberem quem são.

quem no seu perfeito juízo não quer um/a namorado/a que tenha vida própria e seja independente, que não abdique dos seus amigos, dos seus valores e opiniões, que não tenha ciúmes, que seja seguro/a de si e que não duvide dos sentimentos que estimulam a relação?

quem não quer? talvez um dependente.

Martini Man disse...

MORDU:Talvez já tenha esbarrado...

NENA: E não somos todos blogodependentes?

NINA: Deste o grito de Ipiranga!

Martini Man disse...

DIAS: Se chegar um dia desses, eu dogo-te ok? :-D

BABE A CERIFICADA: É um ideal, de facto e como todos os ideiais existem para nos servir de guia e de meta, não tanto para lá se chegar.

FORTUNATA GODINHO: Então sejas bem vinda, senta-te aqui e bebe um Martini!

Martini Man disse...

MARTA: Merecia um post esse teu comentário. Muito lucido o teu comentário e acerta exactamente no ponto quando dizes que cada um deve LEVAR para uma relação o seu melhor e não limitar-se a receber, dessa relação.
Muito lucida, esta moça!

Martini Man disse...

NIKI: A independencia emocional começa dentro de nós. Nós temos de estar cheios para poder não depender de uma relação e ter dela todo o prazer.

PSYHAWK: Imagina-me a fazer vénias e a aplaudir de volta

VITOR: Ah pois é bébe!

Martini Man disse...

VITOR: Estamos completamente de acordo. Só acho que ás vezes tens uma sencibilidade para estas questões demasiada elevada, mas isso é outro assunto...

MAEVE: Ai tanto que teriamos a dizer acerca disso....


ARAGANA: :D

Martini Man disse...

MAGNÒLIA: Moi??? :-D

PRINCESA PLUMA: Muito gostão as mulheres de "encarecar" as rivais. :-D

PATY: Beijos bons para ti tambem!

Martini Man disse...

TIA CONCHA: És portanto uma boa-dependendente!

Tia Concha disse...

hehehe!

Não fumo, não bebo, só coelhos!hehehehe

E a nora que todas as mães queriam para os filhos, ai que enganadora que eu souuuu....

Bolacha Maria disse...

Bom..Isso é tudo muito bonito mas um bocado utópico não? Todos criamos dependências, é natural e desde que não se tornem doentias, podemos perfeitamente viver com elas..Qt à independencia a que te referes em relação a namoradas tenta pelo menos não a confundir com indiferença..Peço deculpa se fui atrevida.

Blade disse...

Hum..

Será que vamos ter mais uma prova de teoria que quando menos procuras mais facilmente encontras?

Pessoalmente acho que ser "relacionamento-ó-dependente" é uma situação muito má, isto porque estar com uma pessoa só para não estar sozinho é das piores razões que se pode ter para manter uma relação (que logo à partida dificilmente será muito feliz).

Claro que estar só por vezes não é fácil e exige uma personalidade sólida mas antes isso do que estar a numa relação incipiente e sem valor acrescentado.

Mas lá esta não vou criticar ninguém por ficar acomodado no que é confortável mesmo quando não é feliz já que mudar é das coisas mais complicadas mas ao mesmo tempo mais gratificantes quando o conseguimos.

Em relação à namorada ideal parece me que está bem cinzelada. O difícil é sempre encontrar o meio termo entre a vida comum entre ambos e o resto (trabalho, amigos, família).

Bom namoro...

Tia Concha disse...

BLADE: "Será que vamos ter mais uma prova de teoria que quando menos procuras mais facilmente encontras?"

ABSOLUTAMENTE!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Dependências é tudo o que nos serve e queremos sempre. Independências tudo o que nos lembramos de vez em quando.

Gaja Boa 2 disse...

Belo post

assim mesmo sou eu e o meu gajo!! A´lias de outra forma nao poderia funcionar. continuo a ir pas minhas tainadas e ele pas dele...
tem resultado ha mts anos

bjs po martini

Luca disse...

ai... Se todos os homens pensassem como tu, o mundo seria um lugar perfeito. lol

Martini Man disse...

NENA: E tambem me parece que és viciada em blogs...


CAPITÂO-MOR: Usar daqueles pensos anti-tabaco? ~

TANGERINA: As intenções servem-nos de pontos de referência pelas quais adaptamos a realidade

Martini Man disse...

GRANDES MARES: Não me parece mal ser-se dependente de carinho...

SEREIA: Essa amiga tem de preencher a vida dela com coisas e pessoas de que goste, mas principalmente com ELA. Só depois é que está em condições de encontrar alguem e dar/receber o valor que ela merece


HELLUAH: Pois és... E cada vez mais!

Martini Man disse...

MARISA P(GIRA): És uma gaja BOA!!!! Temos de rever a nota do teu certificado...

TIA CONCHA: Eu bebo pouco e coelho quando quero.


BOLACHA MARIA: Eu gosto da coragem de ser ser atrevida. Ser namorada é incompativel com ser indiferente.

Martini Man disse...

BLADE: Para ser estar só e não ser carente é necesário ter um FRAME solido, como sabes e muito bem.

TIA CONCHA: Muito gostam as pessoas de fazer filmes....

NICK: Discordo!

Martini Man disse...

GAJA BOA 2: Tu tens um gajo??? Hooooo Ignominia! Hoooo Tragédia! Hoooo Indecisão! Devo atirar-me de que ponte? Da Vasco da Gama ou da 25 de Abril?

LUCA: Se todas as mulheres pensassem como eu, o mundo seria um lugar monotono.

Tia Concha disse...

ui, esse é o meu nome do meio!hehehe

Martini Man disse...

TIA CONCHA: És realizadora, portanto...

Moura ao Luar disse...

Concordo, luto muito por isso mas há pessoas que acham que o indíviduo tem de se anular quando começa a fazer parte de um casal... dace às vezes nem sei

Gaja Boa 2 disse...

calma calma.....nao desesperes....tenho gajo mas podes sonhar comigo à vontade...hehehehe

Gaja Boa 1 disse...

Foda-se!!!

Acabaste de ganhar uma fã!!! Onde me inscrevo??

Mais uma vez... Foda-se!!!

Isso é tudo que a gente tanto fala no nosso tasco e tanto somos criticadas...

Beijos ardentes