quarta-feira, 11 de abril de 2007

MEDO

Conceito: Medo - Receio, temor. Um frio na espinha, mãos humidas. Algo que nos paralisa, que nos tolhe. Tambem algo que se provoca.
...................................
Há dois tipos de medo: Medo de algo presente e medo de algo futuro.
.
O medo de algo presente, de uma coisa que está a acontecer agora, é uma reacção de sobrevivência.
.
O medo de algo futuro é o maior inimigo da nossa felicidade. É que o futuro não existe. É apenas uma construção mental baseada nas nossas experiências. Não é real, não existe e as experiencias que lhe serviram de base podem estar erradas. Por isso, as consequências que nós imaginamos como terriveis, dos nossos actos, podem nunca vir-se a concretizar.
.
O futuro é a nossa maior fonte de medo. É porque acreditamos que o futuro existe que temos medo das nossas acções de hoje, mesmo quando elas são tão simples como falar com alguem que não se conhece ou pedir um beijo a uma rapariga bonita.
.
Ser capaz de ligar e desligar a ideia de futuro é o melhor que podemos fazer por nós. Por um lado podemos fazer planos e por outro viver o presente plenamente, não temendo as oportunidades que surgem.
.
Sem medo somos capazes de sar da nossa zona de conforto e viver.
.
Só vive quem se desconforta.


Bons Martinis




(E para vos desconfortar eu e o Dumal começamos um blog a 4 mãos aqui: http://exborrachados.blogspot.com/)

23 comentários:

Anónimo disse...

Estou 100% de acordo contigo. O futuro não é mais do que uma frequÊncia do presente! Por isso falo sempre em viver o agora, um dia de cada vez, deixar fluir...o medo leva-nos a procurar o conforto, mas é o medo que nos bloqueia no passado e nos impede de viver o presente e construir o futuro. Só vive quem escolhe em função de si e não do medo!
beijo

Tareca disse...

Olá,

Passei por acaso ainda não li tudo, mas este post e o da raridade são de facto interessantes, mto bem vistos mto bem escritos...

Temos de não ter medo do presente para não sermos atormentados no futuro...

Renhauuuu

Mulheka disse...

O medo é um gajo lixado...e o futuro existe e somos nós que o fazemos... não há cá coisas do destino. De facto, as vezes penso no assunto... mas perco muito pouco tempo com isso. Prefiro viver o momento!

Anónimo disse...

Essa foi pra mim?
Brincadeira

Mas sabes como me identifico com este assunto...
Beijo

Actriz Principal disse...

Ainda este fds escrevi (mas não publiquei) que vivo cada dia como se fosse o último, pois um dia... acerto (sim, esta é velha e conhecida, mas, parecendo que não, é mais séria do que ligeira); mas sempre com um olho no amanhã, porque ele existe.

O medo até pode estar lá... mas irá continuar se nada for feito em relação a isso. E ficará sempre a sensação de vazio por não ter saído do cubículo e não ter tentado, não é?

Para mim, existe um outro conceito subjacente: o arrependimento. Mas o comentário já vai longo!

Resta-nos a teoria da relatividade, que nos reduz a meros fantoches desta linda cena a que nos habituámos a chamar Criação, mas isso já são outros copos.

Flor disse...

Pois... já vi que não sou só eu que ando Zen... Deixa fluir!

Anónimo disse...

pois olha;..eu cá, sempre ouvi dizer que quem tem cu tem medo..(e já acreditei nisso piamente, mas hoje..naaa..não tenho medo de nada nem de ninguém..não ha nada que não enfrente
podem vir 50 mil carago!...
(umm..parece-me que me vou divertir com voçês 2 ganda malucos..(ménage á trois?..ulálá..)já lá passo mais logo á noite, com mais vagar de vos dar nas orelhas suas aves raras..hehe..

AC disse...

O futuro... Mman eu tenho medo do amanha, do logo à noite, até do daqui a pouco, mas normalmente o Medo provoca-me a vontade de lhe dar a volta e "dar a volta" é das coisas que me dá mais pica.

Fica...

lovely disse...

Há medos fantásticos... ter medo é uma das coisas que nos faz sentir vivos... e depois de superado, é mais uma razão para a nossa força.

Eme disse...

Bah.. tá bem tá..as teorias que tu inventas. Vou fazer de que o futuro não existe para perder o medo de algo que está para vir.. por exemplo, acho que amanhã vou partir a cabeça mas vou fazer de conta que não sei para nao ter medo.O medo é um sentimento presente e nada mais.O resto é paranóia. Então vamos lá a ver esse blog a quatro patas..
Bjs

Tia Concha disse...

Simplesmente tenho medo, medo daqueles que me rodeiam não sejam imortais...

E tenho medo, de algum dia me aperceber, que algumas mudanças que fiz foram por comodismo e deixar-me cair no marasmo duma rotina imposta e tolerada por mim.

Medo de desiludir as expectativas que depositaram em mim!

Talvez seja covardia, em vez de medo.

bjx

Tangerina disse...

Eu sou o medo.E ando sempre estoirada pelo esforço que faço em vencer-me, rs

Bj tangerínico no Martini Man

Blade disse...

Por estranho que pareça às vezes o medo do futuro é tão grande que faz com que se altere o presente.

Acho que se chama a isso profecia auto-realizável. Nas relações têm tendência a acontecer quando uma ou as duas partes começam a colocar o futuro da mesma em causa. Será que vai dar certo, será que vou ser feliz, etc... Quando nos começamos a preocupar em demasia acabamos por não aproveitar o presente e o resultado é acontecer aquilo que pensávamos estar a prever.

Mais vale pensar é como tornar o presente mais interessante e deixar o futuro acontecer.

Um abraço destemido...

Teresa disse...

E eu prefiro pensar como o meu querido John Lennon: Life is what happens to you while you're busy making other plans.. O passado não pode ser modificado, o futuro ainda não existe. O momento é agora.

Anónimo disse...

Nem mais! É o que mais tenho feito: viver o presente sem temer o futuro. Por mais provável que algo nos pareça, por mais "quase certezas" que tenhamos em relação ao que vai acontecer baseados na dita experiência, a dita experiência tambem me diz que existem muitos improvisos e imprevistos. E neste momento, é com eles que conto!

Beijocas

AEnima disse...

Eu admito publicamente que tenho medo de ter medo. Dai o cocktail de quimicos... por ter medo de ter medo da umas reaccoes fisicas bue de fodidas.

Pandora disse...

Ontem à noite numa festa em casa de amigos este foi um dos temas de conversa. O medo e a sensação de vazio existencial. O que fazer quando acordamos e não reconhecemos qualquer significado às nossas coisas e às nossas próprias vidas? É fodido,é!

Topo de Gama disse...

Medo.. Receio.. obstaculos.. Mas de uma extrema utilidade!! Limita-nos e obriga-nos a agir com mais prudencia e cautela!! Medo é o maior inimigo da nossa felicidade, mas por vezes leva-nos pelo caminho correcto...

abraço

BlueShell disse...

Eu tenho tantos medos....Juro!



Passei por acaso…mas ainda bem. Voltarei!
Beijos azuis de concha triste….
BShell

Anónimo disse...

Olá cotinha!!!
Há quanto tempo ñ falamos por este mundo d net...
Sei q tenho andado desaparecida...mas qd fui à tua procura...surpresa! Agora és o sexy Martini-Man...hummmmm...
MEDOS...
Pois tenho e muitos...mas o que seria da vida sem a batalha constante contra os nossos medos?!
Tenho medo do amanhã, do q o futuro me reserva...mas tenho mais medo ainda de pronunciar uma palavra que começa por "A".
Talvez cobardia...mas cada um c os seus medos.
Bjões rosa d taralhoca PinK

Anónimo disse...

olá.

gostei mto. e é tudo isso

um brinde...

3M's disse...

Por definição o medo não é bom, concordo; mas já reparaste que sem medo não há coragem?

Como é boa a sensação de saber ultrapassar os medos…

Gaja Boa 1 disse...

Lá tá!!!

Vai de encontro dos toninho-pêssegos...

beijos nada medrosos