terça-feira, 1 de maio de 2007

Hedonismo

Conceito: Hedonismo - Doutrina que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana. O hedonismo moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.
……………………………………
Ela disse-me que era hedonista e que tinha demorado algum tempo a lá chegar.
.
Toldado pelos martinis, (ou seria pelos bacardis? Não interessa…) pensei que de facto ainda são umas horas valentes de avião para a Jamaica. Não é como ir à Costa da Caparica ou a Mira. É coisa que demora o seu tempo e requer preparação.
.
Estava para convidá-la para uma semana lá, quando um dos dois neurónios sóbrios que me restavam, se lembrou que, pela pinta da moça, aquilo devia ser mais uma questão filosófica que carnal… ou não!
.
Por isso fiz uma cara pensativa, enquanto na realidade tentava encontrar o meu outro neurónio onde estava guardada o resto da conversa.
.
- Sabes… Eu acho que o prazer supremo é estar com o outro.
(Ai que coisa mais cafona, meu deus - Baco? – Frase linda não haja duvida! Não bebes mais nada!. Vou já de vela!)
.
Ao que ela sorriu e respondeu, depois de uma pausa ponderadora, que gostava muito de estar comigo.
.
Estive para lhe responder que com ela o tempo voava, mas já tinha dito frases enlatadas que chegasse para a noite e preferi atirar-lhe com um:
.
- És uma Bacante!...
.
Brindamos olhos nos olhos e ela não perguntou o que era uma Bacante.
.
Nice!



(Escrito por impulso, just for the fun)


Bons Martinis!

32 comentários:

AC disse...

Tendo abandonado o culto a Baco à uns anitos, estranhamente continuo a acreditar que o prazer supremo é realmente "estar com o outro", dificil é que o outro consiga cumprir com as minhas expectativas.

A proposito, em Amsterdam tens a Jamaica bem mais perto...

O hedonismo é vivivel enquanto miudo, depois recuperasse quando quarentão e assume-se nos ultimos dias da estrada.

Fica...

Martini Man disse...

DIAS: Hummmm... Serei Hedonista, então!

Fica...

Anónimo disse...

O ser humano foi feito para aprender a integrar e a partilhar, caso contrário não existiria o homem, a mulher e o sexo! :)

Martini Man disse...

MARTA: Tu és uma rapariga extraordinária que consegue sentir coisas certas onde há palavras tesloucadas de um dialogo muito à frente. Gosto de ti!

Apesar de não acreditar nelas, diria que somos almas gémeas.

Diz-me: Quando chove, corres para um abrigo de ocasião, ou andas decididamente até ao teu destino.

Tia Concha disse...

Vendo bem as coisas, acho que todos nós procuramos o prazer imediato, mas por vezes depois do prazer vem a dor, é quase como, tens o prémio e depois recebes o castigo.

Trocando por míudos (isto agora é perigoso dizer...),apenas um exemplo:

Ela é hedonista.

Até passavas uma noite fantástica, toldado pelos martinis ela até te parecia inteligente e uma Mulher maravilhosa, mas quando realmente caisses em ti até podia ser uma Zeza pessonhenta e burra como um soco...

avaliação: prazer e dor; conclusão: prémio e castigo.

Concordo com Marta, partilha, porque o Hedonismo anda de mãos dadas com o Egoísmo...

Ui nem sei o que me deu, eu a filosofar, esta até teve piada...

Martini Man disse...

TIA CONCHA: Ponto interessante. Mas no entanto ela sabia o que era uma Bacante, o que talvez já a colocasse uns degraus acima da "Zeza pessonhenta e burra como um soco".
Porque a questão não é encontrar o prazer imediato (e fácil!) mas um prazer DURACEL que dure, dure, dure, enquanto durar.

Magnólia disse...

Belas noites andamos a ter!!
Quem é ela, quem é ela??!! ;)

Bolas, estou que nem posso!
O passeio de hoje foi mesmo a doer.

Anónimo disse...

é leca treca,..dei lá 1 saltinho..ó vida boa!..não há ninguém que me leve?..

Martini Man disse...

MAGNOLIA: Noites imaginadas com elas reais ou... Elas imaginadas em noites reais? Eis a questão.

O Biciclismo é assim! Dá-nos um andar novo.

Martini Man disse...

NENA: Lamento, moça... Não é para quem quer, é para quem pode.

Tia Concha disse...

Eu sou adepta do:

"Pleasure delayer"!

Uma citação que roubei...

Exactamente no fácil não está o ganho, mas sim na conquista, com o objectivo de atingir um fim...

Porra, mais filosofia, alguém que vai ficar mt orgulhosa, até já lhe liguei para ler!hehehe

Martini Man disse...

TIA CONCHA: Tu estás lá, moça! Ai estás estas!

às vezes o prazer deve mesmo ser adiado para não ser fugaz e não perder significado

Anónimo disse...

:)
Tb gosto de ti não só pq me identifico muito com o que escreves e com a forma incisiva com que o fazes e com a tua forma muito consciente e simultâneamente divertida de vêr a vida, como tb pq sinto que tu entendes e sentes exactamente o que quero dizer! Se podemos ser almas gémeas pois não sei, mas almas companheiras, quiçá! :)

Quanto à tua pergunta, começo por te dizer que não sou pessoa de me refugiar em coisas ocasionais ou sem sentido pq sou uma pessoa de emoções muito intensas, no entanto durante bastante tempo, qd chovia procurava abrigos que me protegessem pq acreditava que ali encontraria a minha segurança e teria a situação controlada até que a chuva passasse. Até que a vida aos poucos me foi mostrando que com o peso da água qd a enxurrada era muita, os tectos dos abrigos acabavam sempre por me cair em cima da cabeça sem que o pudesse evitar, mostrando-me não só que não controlamos nada, assim como que estava claramente iludida em relação aquilo que achava que seria supostamente seguro. Ora não só me molhava na mesma como me magoava valentemente! Então fui aprendendo a ouvir a minha voz interior e aos poucos fui compreendendo que a minha segurança está precisamente lá onde a minha intuição me manda estar e com quem me manda estar! Fui aprendendo a ser teleguiada por aquilo que intuo e fui aprendendo que qd aceitamos perder o contolo para nos deixarmos ir, qd confiamos na vida, no acaso, no desconhecido, por mais que isso nos possa apavorar, é sempre lá que encontramos a nossa estabilidade e aquilo que é verdadeiramente para nós! Mesmo que seja temporário, mesmo que não dure muito, mesmo que até nos faça chorar no fim, naquele momento é aquilo que é para nós e é aquilo que naquela altura precisamos assimilar cá dentro para crescermos e nos fortalecermos mais um bocadinho e nos prepararmos para a etapa seguinte. Aprendi que a nossa tranquilidade está nas escolhas que fazemos por aquilo que sentimos e intuimos e não por aquilo que achamos que é comodo, confortavel e seguro!
Hoje em dia já não me escondo da chuva em abrigos, deixo simplesmente que a vida me mostre para onde me quer levar mesmo que tenha que me molhar. Não significa isto que eu não tenha medo de andar à chuva, significa que tenho medo mas tento não escolher mais em função dele pq nunca se sabe o que está para lá do abrigo e mesmo depois de um dia de chuva, o sol volta sempre a brilhar! :)
E deixo-te com uma frase:
"Não faças planos para a vida senão estragas os planos que a vida tem para ti!"
Beijoquinha

JPS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Martini Man disse...

MARTA: :)
Gosto da tua forma como entendes as coisas.

Eu acredito muito na intuição.

Acredito (porque tenho sempre a mania de arranjar explicações para tudo)que é uma forma mais rápida, mais verdadeira, menos filtrada pelos nossos medos e expectativas, de pensar. Uma forma onde captamos tudo (voz, palavras, corpo, olhares) e imediatamente isso produz em nós respostas.

Se depois as aceitamos já é outra coisa.

Eu nasci Martini e morri Zuco, por ter aceite uma resposta intuitiva, depois de estar 8 meses a considera-la.

Nestes ultimos meses passei a estar na vida de braços abertos. Deixei de ter uma vida agendada com meses de antecipação e passei a estar mais em contacto comigo e com os meus gostos, sejam pessoas ou outros.

É muito importante aceitar.
Aceitar é tambem partilhar, o que nos lança de novo na questão do hedonismo.

Um beijo cheio de admiração.

Actriz Principal disse...

Escrever por impulso é mais fixe, não é? Tudo sai mais facilmente, não se pensa por aí além e o resultado pode ser muito interessante.
E depois temos aquele pessoal que deve ficar a pensar "mas que raio é que ele(a) queria dizer com aquilo, hum?".

Gostei!

Beijos enormes de uma assumidíssima hedonista com respeito pela liberdade dos outros!

Anónimo disse...

A aceitação é a base de tudo!

Babe Certificada disse...

Ok, gostei. Tiveste uma conversa com os neurónios ensopados em Martini e ainda te lembras? Grande homem.

Cusca disse...

Lindo, o meu blog chegou ao fim, nova paragem em: http://www.olharindiscreto.blogspot.com/ Bjs

Moura ao Luar disse...

Olha... não percebi... tenho o cérebro blokeado hj....

Topo de Gama disse...

És uma bacante... Gostei... Deduzo ke tenha algo a ver com Baco.. Alguem ke gosta da Party!! E da binhaça!! o "espirito folião".. Nao confundir com fodilhão...

Sei ke ainda sou um aprendiz, mas atrevo-me a opinar ke... estiveste mt bem!!!! E isso de inventar conceitos, é obra ao alcance de muito poucos

hasta..

Anónimo disse...

Ahhhhhhhhhhhh então é isso!!

Afinal não sou egoísta sou uma coisa mais chic e benhe!!Sou hedonista!!

Areops olé :)

Anónimo disse...

P.S. - Não gosto que me chamem azeitona ok?

Anónimo disse...

Encontrei isto algures na net, é um excerto de um livro e deixo aqui para ti! Eu acredito neste conceito de alma gémea!

"“As pessoas pensam que uma alma gémea é o par perfeito e é isso que toda a gente quer. Mas uma verdadeira alma gémea é um espelho, uma pessoa que te mostra aquilo que te retém, a pessoa que faz com que te centres em ti mesmo para que possas mudar a tua vida. Uma verdadeira alma gémea é provavelmente a pessoa mais importante que alguma vez conhecerás porque deita abaixo as tuas defesas e desperta a tua consciência. Mas viver com uma alma gémea para sempre? Não. É demasiado doloroso. As almas gémeas entram na nossa vida para nos revelarem uma outra camada de nós mesmos e depois vão-se embora. E graças a Deus que assim é. (...) o objectivo era dar-te um abanão (...), destroçar um pouco o teu ego, mostrar-te os teus obstáculos e vícios, abrir-te o coração para que pudesse entrar uma nova luz, deixar-te tão desesperado e descontrolado que tinhas de transformar a tua vida, (...), e pôs-se a andar. Era esta a sua missão e saiu-se lindamente, mas agora acabou.”
In Eat, Pray, Love by Elisabeth Gilbert, 2006

Tia Concha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tia Concha disse...

Marta: eu não quero a minha alma gémea, olha só a confusão que iria ser a minha vida, prefiro o antagonismo das almas!hehehe

Anónimo disse...

tia concha: Pois vistas bem as coisas. mais vale continuarmos na ignorância mesmo! ehhh

Teresa disse...

Depois das náuseas compreensíveis e desculpáveis causadas pelo português de um comentador que ficou lá para trás (Ó VALha-NOS DEUS!!!), não vou dizer o nome, ele que faça um auto-exame... eu, Teresa, pecadora, me confesso. Hedonista, pois sim senhor. Pior ainda... sibarita!

Digam lá o que disserem... mais vale chorar num Rolls do que no metro!

Beijo para o bartender de serviço... o nosso Martini Man.

Anónimo disse...

Sorte a tua... ou conseguias explicar-lhe naquele momento, sem te embrulhares ainda mais, que raio era ser-se uma Bacante? ;) Olha, os teus "primos homónimos" Linda Martini vêm a Coimbra dia 7. Aparece!

Musa disse...

Hedonistas, seremos... huummm, veremos!

Sereia disse...

Bacante?
Bebeste demais chavalo!

Gaja Boa 1 disse...

Que disse que o "trotil" não ajuda os neurónios...

Pa quem so tinha dois neurónios no activo até que brilhaste com aquela frase...

És o verdadeiro!!

beijos hedonicos