segunda-feira, 14 de maio de 2007

RUMINÂNCIAS

Conceito: Ruminância - O acto de ruminar ou de remoer. Ficar a pensar na morte da bezerra. Pensar e voltar a pensar tudo o que se passou com nostalgia saudosista. Pena... Achar que se deve sempre dizer a última palavra e ficar empancado enquanto ela não é dita.
Olhar para trás e não ver o que está á frente.
Coisa de gaja, mesmo!

...................................................................................


Uma das coisas que me impresiona nas mulheres é a sua capacidade inutil de remoer vidas passadas.
.
Depois de alguma coisa significativa (e geralmente má!) ficam ali paradas um tempo mental que pode durar anos a pensar na situação, a olhar para trás e para dentro, sem coragem de seguir em frente e continar a viver.
.
É como se uma relação só tivesse valor depois de ser chorada 6 meses.
.
Paralisam só porque um namorado (se é que o era...) lhes disse adeus. Como se aquele fosse o ultimo homem á face da terra... Depois auto examinam-se com um olho mais crítico e mórbido do que quando procuram nelas as curvas que acham que estão a mais. Veêm culpas que não existem, perdem passados que nunca o foram, e choram futuros que só existiram em sonhos.
.
Ruminam, básicamente... E deixam passar a seu lado a erva fresca que continua a crescer
.
Confesso que não percebo essa necessidade de tempos de luto e de quarentena a seguir a cada fim de relação. Percebo o choro, partilho a dor, entendo a perda, mas não percebo a recusa em voltar a viver.

.
Por isso é que adorei aquela tirada no filme Manual do Amor quando o actor principal do primeiro segmento diz aquela que iria ser a sua namorada:

"- E aquele quem é? Não me digas que é um ex?... Era um ex! Afinal és igual a todas as outras, que quando se sentem carentes só olham para o passado e não olham para a frente. "








Bons Martinis!

27 comentários:

AEnima disse...

wrong mister... ruminar e' tipico de certas personalidades que afectam humanos regardless do sexo. Nao e' este teu post um exemplo disso mesmo? Quem e' que afinal ficou a ruminar sobre "porque eh que as gajas ficam a ruminar?"? Hein?

Anónimo disse...

olá...

é mais ou menos isso, mas não tão exagerado... (penso eu).

por vezes a atitude de ruminar, não é bem a que descreves mas sim, uma espécie de amor-ódio. uma atitude de lembrar sempre o lado mau das relações e esquecer, quasi de propósito o lado bom. para não ser possível o perdão. e é aí que se esquecem de olhar o futuro....

beijoca

Martini Man disse...

AENIMA: Nope! A ruminância revela-se quando semanas depois ainda se fala (logo pensa) no assunto, ou quando parece que a pessoa está parada no mesmo sitio. As minhas ruminâcias duram 24 a 36 horas e depois arranco sem olhar para trás.

Martini Man disse...

MARIA PEKENA: Enquanto houver odio há uma relação. Não te libertas do sentimento causado por essa pessoa e continuas presa a ela. Só o perdão permite a libertação.

Actriz Principal disse...

Pois olha, eu vou ruminar para a cama, que é como quem diz, vou dormir sobre este assunto. Depois, ou volto aqui e comento qualquer coisa ligeira e tonta, ou escrevo a resposta à laia de post. Ou então, damos duas de letra sobre isto.
Estou particulamente simpática hoje, deixo-te escolher.
"Baijo"

Tia Concha disse...

concordo...

Felizmente, não sei o que é isso!Comia-lhe o fígado literalmente!

A minha relva continua muuuito fresca!

Mas alguém muito próximo de mim viveu nesse estado qs 10 anos... mas fez-se luz e reparou na relva fresca!

Andamos todos muito felizes porque finalmente virou a página desse capítulo!

Mas também não somos todos iguais...

Marta disse...

Bom eu acho que isso não é assim tão linear!
Depende de pessoa para pessoa! Não somos todos iguais! Cada um tem as suas memórias, as suas experiências, os seus medos, as suas limitações! O que é fácil para uns pode não ser para outros e vice versa!
Aceitar caminhar para o desconhecido e perder o controlo é das coisas mais difíceis para o ser humano. Muitas pessoas, essencialmente consoante aquilo que temem perder ou que temem enfrentar ficam agarradas a uma ilusão e nem tomam consciência que não passa disso mesmo, uma ilusão, ou porque sentem culpa, ou porque não querem aceitar a perda, ou porque não se querem sentir rejeitados,seja o que for! Há pessoas que têm tantos medos inconscientes que precisam mesmo de fazer um luto para se libertarem do passado! Há outras que escolhem viver no sofrimento e na ilusão! Por isso adoro aquela frase " a dor é inevitável, o sofrimento é opcional"
Beijo

Prof disse...

Olá! descobri agora o teu blog e achei-o muito original. Achei muito engraçada e pertinente a ideia de pegar em determinados conceitos e desmontá-los. Relativamente à ruminância, é uma palavra que soa de uma forma peculiar; a própria palavra já é ruminante...
Certamente voltarei outras vezes, se não te importares.

Babe Certificada disse...

Olha, as gajas não são todas iguais, mas parece-me que há um ponto comum: realmente a maioria tende a tirar uma fase de repouso entre relações e sim, algumas vezes ficamos mesmo a remuminar na cena. Mas há um motivo: a forma como acabou.
Pensa comigo, segue a minha lógica.
Uma gajo termina comigo. Se me apresenta motivos crediveis, resta-me "chorar" a sua perda, e tentar esquecê-lo o mais rápido possível. Há quem salte logo para outra. Eu não. Primeiro limpar "o corpo" e só depois atirar-me para outra. É o mais correcto e não cais naqueles erros ridiculos de falar do ex a torto e a direito.
Agora, o tipo termina e nem dá uma justificação. Pior, nada indicava que as coisas caminhavam para o fim. Desculpa lá! Então, se eu gosto do gajo, estava bem com ele, ele termina sem mais nem porquê e tu achas que eu não tenho o direito de pensar nisso. Ficar com a dúvida é o pior. Nem passa por ter a última palavra, mas sim entender o porquê das coisas.
Se não houvesse esta necessidade tão humana de compreender e conhecer, ainda não sabíamos que a terra é redonda!

Cristina disse...

Este post cheira-me a "mercado de carne". Desculpa, mas as coisas não são assim para toda a gente.
Eu rumino muito, sou saudosista e faço luto. Estou a fazer. Porque preciso, porque se não conseguir arrumar bem o assunto não vou ser boa namorada/amante/esposa. E sinto-me bem com isso. Não acho que seja coisa de gaja. Acho que é coisa de quem não se quer atirar para cima do primeiro alvo que me aparecer à frente. Quando me atirar, tem de valer a pena.
Beijocas

Aragana disse...

Só te esqueceste de mencionar que isso pode ser a segunda ou terceira desculpa como alternativa ao "só gosto de ti como amigo".

AH! ... pois é...

Uma maneira soft de dizer "até és porreiro, mas, olha, não dá!"

Bacio!

PS - Quanto é que é a real festança de inauguração hum? Tamos em MAIO pá!

VF disse...

Carissimo,

Mais um excelente post...
Aprende-se umas coisas por aqui...

Eu devia ler mais!
E praticar menos!

Blade disse...

Babe Certificada,

O teu post é muito elucidativo. Mas o problema é que há quem deliberadamente acabe da pior forma já com segundas ou terceiras intenções.

Inicialmente até é inconscientemente, talvez fruto de maus relacionamentos no passado, provavelmente foram vitimas de uma ex-namorada(o), mas depois transformam-se em abusadores(as). Acabam por se transformar naquilo que sempre odiaram e por repetir o padrão que tanto lhes foi doloroso.

É muito difícil mas a melhor maneira de não entrar neste padrão emocional é evitar ser levado a continuar a comunicar com essas pessoas. A tentação é ir procurar a explicação e saber a razão, o porquê do fim de relação (às vezes nem se pode considerar isso) mas isso é mais fácil de descobrir do que pensamos. Basta analisarmos a situação como se fossemos uma terceira pessoa a observar o desenrolar dos acontecimentos.

Se cairmos no erro de continuar a procurar a outra pessoa vamos estar sempre numa situação insustentável e que não nos vai deixar evoluir e crescer.

Não adianta nada culpabilizar o outro ou a nós mesmos mas sim pensar como podemos melhorar nos a nós próprios.

Bjks,

Anónimo disse...

Mas estamos a melhorar, sem dúvida.
Andamos a aprender com vocês...

Beijoca

Anónimo disse...

Concordo com a lógica racionalque imprimes neste texto, pena é que emocionalmente as gajas (e os gajos) sejam ruminantes e finquem pé a bezerrar os fim. Mas se se olha para o passado é porque algo de bom marcou em nós,agora não se pode é viver no passado e ignorar o presente. Talvez , muitos, façam o luto porque não estão em equílibrio emocional para partirem para outra, necessitem de reclusão e reflexão ( não para medir ângulos ou limar arestas) para se sentirem reencontrados estarem de bem com a vida. É o que faz de nós gente , é a entrega que se faz, seja na amizade, no amor,etc e tal...

See you

Anónimo disse...

Ruminar...
As vacas é que o fazem, não é?
Estou a brincar, não acho que seja coisa de gaja, mas sim uma questão de personalidade.
porque a verdade, é que os bois tambem ruminam...
Tem tudo haver com a capacidade de digerir bem, ou não.
Eu definitivamente sou uma grande vaca.

Teresa disse...

Ainda antes de abrir a janela já estava a pensar com os meus botões: uma apostinha como uma das minhas amigas já aqui comentou... Não me enganava, como não me enganava no teor dos comentários. AEnima e Actriz, vocês nunca me decepcionam.

Para começar, caro Martini Man, temos a generalização. Banal, de efeito fácil, superficial e perigosa. Julgares toda a população feminina por alguns membros do grupo não me parece coisa muito inteligente. Se eu fosse julgar todos os homens por um que proclama orgulhosamente que as suas "ruminâncias" duram de 24 a 36 horas, os homens levavam já todos um zero redondo e bem chapado em matéria de sensibilidade. O que, convenhamos, não seria lá muito justo... E diz-me só uma coisa... é uma curiosidade que tenho? E se a perda tiver por causa a morte? Acontece, sabes? Concedes-te as mesmas 24 a 36 horas ou alargas um bocadinho o prazo, aí para uma semana, digamos (até para não parecer mal)... e depois viva a folia?

Just curious...

Os lutos são necessários e enriquecedores. Redundam da alguma forma em crescimento. Há quem precise deles mais demorados, há quem consiga refazer-se em pouco tempo - o que também está normalmente relacionado com a importância e significado daquilo cuja perda se chora.

Sinceramente... um homem que parte para outra no prazo máximo de 36 horas é um homem que qualquer mulher deveria evitar a todo o custo, porque provavelmente terá a constância de interesses de um gato de três meses.

Babe Certificada disse...

Blade,

Se calhar expliquei-me mal. Eu não vou atrás do tipo. Valha-me Deus. Se o gajo não me quer, que vá com os anjinhos. Nisso, sou um pouco orgulhosa. Ainda tento uma, mas se ele se afasta, esquece. Não, eu realmente dou-me algum tempo para pensar, para perceber, para entender se errei... mas porque não consigo viver na dúvida. O tempo costuma diminuir a importância de saber (quando não chegámos a conclusão nenhuma), e por vezes, mais cedo do que imaginamos partimos para outra. Mas, sim, percebo a necessidade de remiminar. E a de saber esquecer.

Pluma(PrincesaVirtual) disse...

Percebo o conceito...há muitos «seres» ruminantes!!! (reparaste como não defini o sexo!!!).
«Seres ruminantes»...disse eu...pq meu caro conheço uma boa duzia de homens que «ruminam» tanto como essas ditas mulheres...

Mas não generalizo...eu diria que a faze da ruminãncia é necessário...e os exageros do tempo perdido a ruminar...conheço-os dos dois lados...

Andas a ruminar muito Martini Man :D ;)

Beijos (recatados) da Princesa

Pluma(PrincesaVirtual) disse...

ups ups fase fase ... :D

AEnima disse...

Caro martini,

Fica sabendo que a pessoa que mais ruminou em toda a minha vida assuntos de caracter amoroso foi um ex namorado.... 5 anos depois ainda ruminava! E na minha familia... nem nao esquece as coisas nunca? Nao... nao eh a minha mae, ou a minha irma, ou nenhuma das minhas tias, mas o meu PAI. E na ha mais discussao. Ruminar nao eh uma coisa de gaja... e' uma coisa de gente picuinhas! Tenho dito.

Anónimo disse...

Eu, definitivamente, rumino dependendo do meu estado de humor... e não faz nada bem ao ego, ficas a saber! Kiss

Helluah disse...

Ruminantes sao as vacas. eh o processo de digestao. a comida volta 'a boca passadas umas horas da sua ingestao e elas mastigam um bocado mais.
dizer q as mulheres ruminam eh chama-las de vacas, e caro amigo martini man, isso e' que nao

Tia Concha disse...

Vacas não, mas cabras, não sei não!hehehe

Portanto, a mim ninguém me chama de Princesa nem Preciosa, metade das vacas do Minho tem estes nomes carinhosos!

teresalex disse...

Filme fabuloso, esse! Simples, mas com tudo o que o ser humano precisa de entender, para bem viver.Bem podiam por aquele "livro" à venda.Iria oferecer alguns...

AC disse...

Buenas Mman

Ruminam, básicamente... E deixam passar a seu lado a erva fresca que continua a crescer

Genial :)

Mas um aparte, as senhoras já não encetam por longos periodos sabaticos, pelo contrario, parece-me que cada vez mais baloiçam de liana em liana.

Fica...

Anónimo disse...

Meu Deus... Não admira que não entendas o que é uma relação séria, porque da forma como pensas, ou atrais p***as ou assim que uma mulher chega a ti percebe que é uma perda de tempo...

As mulheres de quem falas são pessoas desequilibradas, pois talvez só assim entrem no teu circulo de amigos.

Lamento que haja homens a pensar assim, lamento que te consideres dono da razão e acredites nas barbaridades que dizes...

Lamento que existas no mesmo mundo que eu...