terça-feira, 6 de março de 2007

Destino

Conceito: Destino – Algo que estava predestinado para acontecer. Uma força exterior a nós que determina tudo o que fazemos. Não lhe podemos fugir. O contrário de livre-arbitrio. Se o destino existe para quê fazer alguma coisa? Já está tudo… destinado, não é?
Não!
………………………………………......
Outro dia estava a falar com uma amiga que me dizia que se uma coisa estiver destinada a acontecer, ela acontece. Se não acontecer, então não era esse o destino.
.
Achei que era uma treta completa!
.
Eu sou filho único e de pais que emocionalmente me negligenciaram. O meu destino era (e fui durante muitos anos) estar sozinho, a chorar de mim próprio, sem amigos, sem família e sem emoções. Se o destino existisse eu seria um tímido e humilde técnico de computadores, cuja vida era passada entre casa e o trabalho, tinha um ou dois amigos que eram as únicas pessoas com as quais falava sem ser no trabalho e nunca tinha recebido ou dado um beijo numa mulher que não fosse uma tia ou prima.
.
Mas o destino não existe. Faz-se!
.
Um dia (sim! Foi num dia particular e especfico. Posso dar-vos a data, até!) decidi romper a concha que me tinha sido destinada.
.
Estudei algo completamente diferente, inscrevi-me em actividades, frequentei cursos, relacionei-me, arrisquei, declarei-me, levei tampas, chorei, ri, vivi.
Mudei o meu destino.
.
Conscientemente, deliberadamente, planificadamente e ou caoticamente, mudei-o.
Se não o tivesse feito,
Nunca teria entrado em competições desportivas
Nunca teria esta profissão
Nunca teria beijado
Nunca teria amigos
Nunca teria fodido nem feito amor
Nem nunca teria amado
Nunca teria casado
Nunca teria casa
Nunca teria tido filhos
Nunca me teria divorciado
Nem nunca teria este blog
E muito menos teria fugido ao destino.
.
Por isso, minha cara, o destino está lá para ser mudado.


Bons martinis

26 comentários:

ninfa disse...

Oh gajo, a coisa não me parece assim tão linear...

já te ocorreu que o teu destino podia ser o de dar a volta à situação?? Se calhar foi o destino que nesse dia em que falas fez com que acontecesse alguma coisa (ou algum pensamento teu, nao sei) que te fez mudar de atitude...
Além disso... não me parece que todos os filhos negligenciados se tornem linearmente cromos dos computadores, timidos e anti-sociais.

...

Posto tudo isto... no fundo da questão concordo contigo. A minha opinião é que o destino não existe, e somos nós que decidimos a nossa vida através das decisões que tomamos.

jinho

Dara Samora disse...

Quanto a esse assunto nunca cheguei a uma conclusão, continuo na dúvida, mas sinceramente não muito preocupada!

Algo será...

Enquanto e não, um Martini...vai?
=DiHHHHi,

BJOS,
DARA

Martini Man disse...

NINFA: Cala-te melga! :-D
Tinhas logo que apontar o ponto fraco da teoria. Ya, ya... O meu destino podia ser mudar de vida e tal e por isso não fugi ao destino e tal e coiso...
:-D

Sofia disse...

Não sei se existe o que chamam de destino ( e até posso concordar com o comentário da Ninfa ), mas decididamente não acredito na tal da "coincidência".
Abraços,

Anónimo disse...

O destino é uma tela em branco.
Recebemos tintas e pincéis ao nascer.......

O ser humano
pode - decidir...
que pode planejar
seu destino.
Acredito nas "probabilidades"...
nos "eventos" e nas "responsabilidades de um quadro bem pintado".


Adorei seu blog... se importa se eu linkar e brindar meus sentidos com um "martini time"?....... abrçs

Martini Man disse...

DARA: Isto dos martinis comigo não é tanto para quem quer, mas é mais para quem pode.

Martini Man disse...

SOFIA: Ui... O que tu foste falar, mulher! As coincidências... Logo agora que eu ando a ver tantas...

Beijo

Martini Man disse...

JEFFERSON P: Mi linka, cara!:-) Sem ofensa, com muito respeito e aquele abraço.

Um brinde!

Aragana disse...

A vida é feita de ACASOS e de ESCOLHAS.

Perante um ACASO podemos sempre escolher... e perante uma ESCOLHA pode acontecer um acaso.

O destino não tem nada a ver com nada...

BJUS

Mina disse...

Também não acredito muita nessas tretas. São tipo frases feitas, ficam sempre bem em conversa.
Obrigado pela visita ao meu Space.
Bjs.

Anne Marie disse...

Olá!
Bem, é a segunda vez que tento escrever, da primeira o computador pifou... literalmente... seria o destino?

Bem, a questão é interessante. Li um livro há uns tempos que dava uma perspectiva diferente daquilo que costuma ser o pensamento habitual: o mundo existe e nós adaptamo-nos e mudamos para aí vivermos... a ideia era outra. Nós como ser que é forte e fixo na procura o seu mundo. E é a própria vida que se modifica, desde as pessoas que estão à nossa volta até aos pps locais físicos.. tudo é mutável menos o ser humano, que é uno e estanque dentro da mudança, a mudança como essencial para manter a unidade de cada um... temos de evoluir mas as alterações e decisões da nossa vida modificam o próprio universo...
Bem, o livro é um bocado mistico e eu sou banal e burra para o compreender totalmente, mas a ideia era esta...
Beijo!

Anónimo disse...

BEM MEN QUANTO AO DESTINO PÁ NÃO A NADA A FAZER E SEGUIR EM FRENTE E NÃO OLHAR PARA TRÁS BEM ISTO E SE REALMENTE EXISTIR DESTINO?

Maríita disse...

Bem, ainda bem que rompeste a concha, assim tive hipótese de te conhecer que só a passeares entre as casas dos teus dois amigos era uma treta...

O destino para algumas pessoas é algo imutável, mas isso prende-se com a personalidade de cada um, há pessoas combativas e decididas a alterar o seu destino. Esperemos que a tua amiga, ganhe essa confiança.

Beijinhos

Planeta Redondo disse...

Boas MM

Trapped, ou como se diz em Portugues: a bela da "pescadinha de rabo na boca".

DESTINO
Acreditemos ou não na sua presença, é um conceito que não podemos ludibriar, omnipresente, incontornavel! Por isso também enfadonho e desmotivante.

Foi o Destino, foi o Fado, foi Deus... FOI MAS É A VIDA!

Cheers

Anónimo disse...

Que conversa da treta… que treta de conversa.
O que nos interessa se o destino está escrito ou por escrever?
O que nos interessa se Deus já o decidiu ou se deixou essa tarefa para nós?
O que nos interessa se o podemos ler nas cartas ou nas estrelas?
Isto influencia, realmente, a nossa vida?
Entre um “se Deus quiser…” e um “Deus ajuda quem se ajuda…”, todos temos de ir levando a nossa vida para a frente, com mais ou menos inconformismo, com objectivos mais ou menos ambiciosos, mais ou menos fáceis de atingir.
Entre uma vida já escrita e uma vida a escrever, não é possivel agirmos num espaço equidistante de forma a conseguirmos um equilíbrio entre dois conceitos tão fortes.
A escolha entre o “determinismo” do destino e a “liberdade” do livre arbítrio será que tem de ser feita?
Não me parece relevante a escolha, porque não me parece, que seja ela qual for, leve a mudanças estruturais da vida de cada um.
Em cada momento, temos de agir, decidindo, em consciência, por nós, ou crentes que alguém o está a fazer por nós, mas seremos sempre nós que agimos.
No que diz respeito à inevitabilidade do destino, a minha forma de o encarar é esta: “Fia-te na Virgem e não corras…”

lovely disse...

Para mim, metade das vezes que culpamos o destino, ou alguma divindade, estamos apenas a procurar uma desculpa para as consequências dos nossoa actos.

Topo de Gama disse...

A mim parece-me tão linear como a ti!!! Que raio de invenção foi essa o destino?? Para que durmamos á sombra da bananeira á espera que as coisas aconteçam!???

Não ha sorte sem saber!!! E essa é a minha opinião... Podes muito bem fugir ao teu "destino", porque este, não é nada mais que um termo que designa o teu "percurso"..

"Estas pre-destinado para o exito.." Isso nao significa que nao tenhas de fazer pela vida..

Gostei!! E concordo ctg! Martini!!!

Martini Man disse...

ARAGANA: Pois é!

MINA: E que bem que ficam essas frases feitas, especialmente quando não se consegue dizer nada de jeito.

ANNE MARIE: É um conceito interessante. Nós estavamos parados e tudo girava á nossa volta.

Martini Man disse...

SLEEPING: Yo! Tass...

MARIITA: A minha amiga gosta convenientemente do destino. Azar o dela!

PLANETA: "Tudo isto é fado..."

Martini Man disse...

SHEREK: Mas ainda há virgens? :-D

LOVELY: Ora ia esta! É muito fácil olhar para fora e culpar terceiros.

TOPO DE GAMA: Gostaste? E concordaste? É normal. Somos ambos Topo de Gama! ;-)

Anónimo disse...

Destino ou não, a verdade é que há coisas que acontecem que nos deixam realmente a pensar... coisas que, por mais que a gente as evite, acabam sempre por voltar a acontecer e coisas pelas quais procuramos tanto e nunca encontramos.
Meras coincidências?? Não creio...

Bjs

AEnima disse...

MM, mas... este nao es tu. Tu es um tipo crente, um tipo cleenex, que por muito que queira passar a imagem de martini man vai sempre mostrar a sua faceta computer geek.

Eu nao acredito no destino. Eu acredito que o futuro e' simplesmente consequencia do presente e do passado. Mas tu acreditas, e como todos os que acreditam... ha sempre bom remedio para quando a coisa nao corre como estava "pre-destinado": Eh porque ainda nao acabou... eh porque ainda nao estamos a ver o quadro maior, eh porque nao era para ser assim... blablabla.

wareva makes you happy babe!

Martini Man disse...

NINA: Muitas vezes é mais uma questão de perspectiva do que outra coisa.

AENIMA: I'M A BELIVER!!!! PRAISE THE LORD!!!!

lady.bug disse...

é pelo facto de eu o poder mudar, que tanto me agrada a noção de destino...

Sereia disse...

Ah pois é bébé!!

Martini Man disse...

LADY BUG: Uma prespectiva interessante, sem duvida!

SEREIA: O que tu queres sei eu! :-)