segunda-feira, 5 de março de 2007

Morte

Conceito: Morte – O fim da vida, o ponto final. Eventualmente o recomeço (depende do que se acredita), claramente o fim do ciclo. A morte faz parte da vida. É o mecanismo natural que recicla a vida e permite o nascimento da próxima geração. É graças à morte que em mim há moléculas que já foram dinossauros ou luz de estrelas distantes. Quanto à minha consciência, ela existirá enquanto vocês se lembrarem de mim.
…………………………………….................

Eu não quero morrer num hospital.
.
Não que eu tenha alguma coisa contra hospitais, que até lá passei muito tempo quando era pequeno graças à profissão dos meus pais. Mas morrer num hospital é deprimente…
.
Uma pessoa está ali entubada, num sítio estranho e frio, sem ninguém conhecido à volta, anestesiado e meio inconsciente, sem poder.
.
Se eu pudesse escolher, gostaria de morrer em glória, a fazer aquilo que gosto, no meio dos meus amigos, como o Feher. Ou então em minha casa, onde reunia todas as pessoas que foram e são importantes para mim e despedia-me delas. Ou ainda, depois de fazer amor, enquanto ela estava enroscada em mim, naqueles momentos de paz e comunhão absoluta.
.
Se soubesse que ia morrer amanhã, fazia como o JC! Convidava os meus amigos e amigas todos, para um ultimo jantar e pedia-lhes para repetirem aquilo tudo em memória me mim.
.
Quando ficar muito velho e estiver cheio de doenças, faço uma mochila e vou para uma montanha qualquer até ao fim. Não vou ficar a vegetar à espera da morte.
.
Mas não quero morrer num hospital…
.


Este martini é dedicado ao meu tio Augusto que morreu na madrugada de sábado.


.
Tchim Tchim, tio!

21 comentários:

Planeta Redondo disse...

Boas MM

A partir de certa idade (mental, obvio) deviamos ter mais receio de estar vivos que de falecer, mas o instinto de sobrevivencia e a fadiga dos mecanismos de defesa à hipocrisia, sustentam-nos vivos.

Desde que seja rapida e atempadamente, até pode vir num hospital...

P.S.- Respect para ti

Anónimo disse...

Olá, bom dia!
Amei este post, lindo, lindo, lindo.
Dos que mais gostei de te ler definitivamente.
Se calhar porque temos uma visão muito semelhante da vida e consequentemente da morte.
Ver o meu avô a vegetar e a viver completamente entubado, sem noção do que era e do que se tornou, a sofrer sem saber porque e para quê, a depender do todos aqueles artefactos em nome de uma vida que já não existia, foi das coisas que mais me chocou, acho que não devia ser possivel morrer-se assim... de forma miserável.
Eu acho que nessa altura, na minha altura, eu gostava mesmo era de desaparecer como o E.T., sem nada de fisico ou carnal, simplesmente ir...
Maravilhoso, parabens...
Beijinho.

Aragana disse...

Caro amigo,

Nunca sejas egoista na morte.

Só isso.

beijinhos

Anónimo disse...

Eu quero morrer em casa, com toda a minha familia à minha volta... filhas, filhos, netos e netas, genros e noras, sobrinhos e sobrinhas.

Maríita disse...

Eu quero morrer do modo mais rápido possível e causando a mínima dor possível a quem me rodeia.

Beijinhos para ti neste período triste.

Sereia disse...

Um brinde ao Tio Augusto!

DIV de divertida disse...

Fiquei deprimida só de te ler...
Mas confesso que invejo essa forma serena e frontal de olhar para a morte.
Lamento pelo tio Augusto.
beijocas

Anónimo disse...

lamento pelo teu tio... mas deixa que te diga que uma morte em glória, todos nós desejamos. Quero dizer, não desejamos a morte, mas já que tem que ser... agora o que realmente me chocou foi o teu egoismo...morreres depois de fazeres amor????? Pobre mulher que estivesse a teu lado! eheheheheheh

Martini Man disse...

PLANETA: Yo! Respect... (numa de Ali G)


MARISA: Compreendo o que sentiste...

ARAGANA: Fizeste-me pensar...

Martini Man disse...

SHEREK: Tambem é uma boa morte!

MARIITA: Um beso tan solo...

SEREIA: Tchim, Tchim!

Martini Man disse...

DIV: É a única forma como a vejo. Não choro que já não tenho, mas o que ainda não vi.

MULHER DE 30: Se estava ao meu lado, a "pobre mulher" saberia que eu tinha ido em paz e como queria: Ao lado dela!

Anne Marie disse...

Um beijo abraçado para ti... Gostei do que escreveste à Div "não choro o que já não tenho, mas o que ainda não vi"... isso fez-me pensar ainda mais que o pp post...

Momentos disse...

Passei por aqui neste Momento e estive a "ler-te"... a morte continua a ser algo desconhecido ... por isso o nosso receio... acho eu. Mas falar da morte é sinal de vida... vai um Martini? Um dia deste vou colocar no meu cantinho uma foto com Martini

Rita disse...

estou sp a dizer q por mim chego aos 65 e morro. n quero passar pela fase dependente d 3ºs. prefiro morrer em gloria, feliz e em plena consciencia. sem dor d preferencia?...

Justine disse...

Não tenho medo da morte...sou egoista em relação a ela por preferir ir primeiro que os que amo...
um beijo e um tchim..tchim ao teu tio

Edu disse...

Amigo...

Um Grande Abraço dos Felinos

CHEERS...

Martini Man disse...

ANNE MARIE: E hoje já começaste a ver melhor e mais longe. Já tens mais poder.

MOMENTOS: Vai um martini, sim...

RITA: Tambem eu. Mas depois quando lá chegarmos é que vamos ver como é.

Martini Man disse...

JUSTINE: É uma solução, esse egoismo.

LINX: Um abraço para todos os gatos e gatas

ninfa disse...

Que raio de tema para um post! Eu gostava de morrer na minha cama. Deitar-me para adormecer e não acordar mais. Acho que não há coisa mais pacifica... sem antecipações, sem dores, sem remorsos... nada. Só dormir muitas muitas muitas horas seguidas.

lovely disse...

Com glória ou sem glória, só não quero sofrer. Pode ser mesmo numa explosão de gás, ou numa fuga...

Martini Man disse...

NINFA: Eu se fosse ao Machine agora nunca mais te deixava dormir

LOVELY: O medo da dor...