sexta-feira, 23 de março de 2007

NATURAL

Conceito: Natural – Aquilo que nasce connosco. Agir naturalmente. Ser natural. Ser nós próprios. Não ser artificial, não ser teatral.
O teatro não é natural? Pois não... É aprendido e representado. É bem!

................................................................

Não quero ser natural!
.
Eu detesto que me digam que devo ser eu próprio, que tenho de ser natural e essas coisas todas que ás vezes se diz. Simplesmente acho que não faz sentido.
.
É como dizerem-me que, na área profissional por exemplo, me devo acomodar ao trabalho que tenho, sem ambicionar algo melhor e fazer por isso. Não entendo porque é que na esfera social ou pessoal o desejo de progredir, de sermos o melhor que podermos ser e fazer por isso, é imediatamente visto como algo que não é verdadeiro.
.
Se eu disser que vou fazer um MBA isso é aceitável e até me fica bem. Se digo que quero ir a um seminário para melhorar as minhas capacidades sociais (Falar em publico ou aprender linguagem corporal, por exemplo) lá me vêm com a história do ser natural e de ser eu próprio.
.
Imaginem que eu não era o martini man que tem desligar o telemóvel para estar sossegado em casa, mas que até era um tipo tímido e com vergonha de falar com mulheres. Não tinha o direito de tentar por qualquer meio superar essa timidez? Deveria estar condenado a uma vida solitária só porque tive azar?
.
É natural que tudo saísse mal da primeira vez que abordasse uma menina, mas essa não é a verdadeira questão. A questão é que eu estaria a fazer alguma coisa por mim. Uma coisa que não me seria (AGORA e por enquanto) natural, é verdade. Que até poderia parecer ensaiada e forçada, seja. Mas que com a continuação, com a prática, através de um processo de aprendizagem, se tornaria natural em mim.
.
Faz hoje 9 meses que mudei a minha vida.
.
Foi uma mudança radical, deliberada, pensada, complicada. Não estava bem, durante um ano pensei, analisei e depois mudei. As simple as that. Não foi uma evolução natural. Foi algo artificial e premeditado que introduzi na minha vida e na de outras pessoas
.
Eu acredito muito em mudanças vindas de fora para dentro. Acredito que fazer algo fora da nossa zona de conforto, nos pode fazer mudar a nossa atitude perante a vida e perante nós próprios. Tenho uma amiga que começou a fazer surf e só pelo facto de se ter conseguido por de pé na prancha, sentiu-se mais forte. É uma coisa pequena, sem importância, podem dizer. Mas a prática regular vai tornar-la mais segura, mais independente, mais interessante. Muito mais interessante, diga-se...
.
Estava outro dia a pensar que se há traço condutor da minha vida, da minha personalidade, é a mudança, frequentemente auto-imposta e com uma direcção especifica. Os tempos em que estive estável, vejo-os, de uma forma ou de outra, como tempos de estagnação, de não vida.
.
E a cada mudança, tenho-me sentido melhor comigo próprio.
.
Por isso não me venham com a conversa de “ser natural”.


Bons Martinis

36 comentários:

Aragana disse...

Não estás a fazer sentido nenhum meu amigo.
Duvido que quando alguém te diz para seres tu mesmo, se esteja a referir a tais mudanças!

Não é possível que alguém critique o facto de uma pessoa querer ser mais solta, mais confiante, sem medo de falar em público. Entre outros exemplos que dás.

Eu penso que o "ser natural" tem a ver com o facto de poderes ser mais confiante, mas para isso não precisas de perder qualidades como a integridade, a moral, o bom senso ou coerência social e consciente.
E nenhum exemplo dado tem a ver com isto!

É com que se mude, sempre, ambicione, para melhor. Mas para isso nao é preciso alguém tornar-se calculista, metódico de sensações e até, quiçá, insensível.

Mas, lá está, tudo depende do topo a que queres chegar. Normalmente, os grandes gestores de empresas tornaram-se grandes FDP's para lá chegar!

Bom fim de semana

Anónimo disse...

ora meu caro, naturalmente que só mudando de pode evoluir,agora ao natural..ostras,..naturalmente que o champagnhe esse não, ao natural não, bem fresco. smak!

Tangerina disse...

Nunca te ocorreu que a tua natureza seja essa mesma? Combativa e rebelde? Isso és tu...ao natural.
Pexebeu, biscoito?
Bjo tangerínico:)

Moura ao Luar disse...

Beijoooo

Blade disse...

É engraçado que ao ler o teu texto encontrei muitas similaridades.
Nos últimos anos a minha vida também deu uma volta (nada como passar ao club dos DIVertidos). Também passei um ano no limbo a analisar e a pensar que rumo devia seguir. Até que um dia me convenci que o problema estava em mim e não no resto do mundo.

A partir desse dia mudei muita coisa. Comecei pelo corpo e acabei na mente abolindo muitas barreiras e entraves que apenas serviam para me confortar.

Será que esse processo foi natural? Apesar de ter sido um x-treme makeover acho que foi natural porque partiu de dentro de mim e da minha vontade. Se me tivessem imposto essas mudança então já não seriam naturais...

Acho que a mudança não implica que o resultado da mesma não seja natural e que esse novo "eu" seja artificial.
Provavélmente a diferença esta quando te deitas à noite e fechas os olhos se te revês no espelho do subconsciente ou se a tua mudança é apenas uma nova máscara que usas na presença dos outros...

Anónimo disse...

Depois do comentário do Blade, que mais há a dizer? Ele está lá!

Eu mudei tanto desde que sou DIVertida! :) Tal como o Blade, mudei por fora mas sobretudo por dentro. E não estou hoje mais artificial do que antes, muito pelo contrário, hoje sou mais verdadeira, mais eu, mais espontânea. Melhor.

Anónimo disse...

Tu Mudastiiii!!!!

Tinha de ser.

Bom fim de semana.

Beijo

Anónimo disse...

Bom fim de semana não exageres nos martinis hi hi hi só um de cada ves
abraços on sleeping bom fim de semana

Mulheka disse...

Creio que os comentários da aragana, blade e tangerina disseram tudo!

Querer evoluir é natural.. :p deste que não te tornes num fdp como diz a aragana lol

Já agora, precisas de desligar o telemovel para tar sossegado? Eh lá lol

Um bom fim de semana p ti.
Beijinho

Anónimo disse...

tás lá bom da cabeça tu? olha o que andas para aí a dizer, a armar-te em anti-natural como se aquilo que és agora não fosse aquilo que não és, ou como se aquilo que não és fosse aquilo que és... ora deixa lá essas tretas filosóficas porque estás a ser apenas tu e mais nada mesmo que para isso te apeteça ir tirar um curso ou fazer uma treta qualquer, faze-lo porque és tu e não porque alguém te manda.. oubiste badalhoco? bom fim de semana... bjs

AEnima disse...

percebo exactamente o que dizes e sinceramente, eu, pessoalmente, nao poderia ser mais diferente de ti. Sinto a necessidade das pessoas se imporem objectivos proprios porque eu quando era muito pequena tambem era a miuda timida da escola, a mais pequenina da turma, aquela que em nada e' muito boa ou muito ma, a filha mais velha com ciumes da cacula em casa. Teria uns 8 anos quando me apercebi que era banal e que nao o queria ser... e que era possivel ser melhor e comecei um processo de transformacao muito forcado ao inicio que por volta dos 10 anos ja me tinha transformado totalmente.

A verdade e' que agora sou radicalmente oposta. Sou uma pessoa que se expoe tanto que peco por indelicadeza. Sou alguem que poucas pessoas percebem, assim como poucas te percebem... so que eu estou no lado opostro do spectrum. E sou naturalmente assim... nao consigo evita-lo ser de outra forma. Mas eu sou um caso especifico de mente torturada por quimicos que me alteraram ate a personalidade.

Como nao e' para te ler como se fosse a biblia, decidi falar de mim. Sei bem o sentimento que descreves... mas deixando-nos de filosofias e passando aos martini bebidos, digo-te ja que a melhor forma de melhorares as tuas qualidades sociais eh exactamente tirando um de dois cursos: direito ou um MBA. A quantidade de apresentacoes orais que tens que fazer neles OBRIGA-TE a isso... e matas 2 coelhos com uma cajadada so.

Justine disse...

Belissimo texto onde me identifiquei, principalmente na mudança...é preciso coragem e tomates para o fazer...provavelmente não os tenho, porque para a minha mudança depende muita gente que sofreria com isso...opto por sofrer eu com a minha anulação...obrigada pelo texto.
Beijo

AC disse...

Jizuz Mman... estás a crescer, a evoluir, so fucking what?
Tens mesmo de tentar rotular cada pintelho de vida?

Natural ou unnatural, who cares?... es tu, e no final ÉS TU AO NATURAL.

Estás no bom caminho, so te falta encontrar uma gaveta onde possas perder a consciencia, porque por mais que tentes o verbo continua a denunciar-te.

Fica...

Alien David Sousa disse...

M.M, eu acho que há uma diferença entre ser natural e ser verdadeiro. Ponto final.

Concordo 100% com o que escreveste.

O que acontece com a maioria das pessoas é que confundem estes dois conceitos. O ser verdadeiro e o ser natural. Que são coisas distintas.
O sermos verdadeiros para connosco é uma coisa.É sermos nós próprios, sempre. Independentemente do que nos apareça pela frente.
O sermos naturais, é outra coisa - isto a meu ver - é estarmos à vontade perante determinadas situações de acordo com a nossa disposição natural perante essa situação.

Não querendo estar para aqui a filosofar muito sobre a coisa, porque teria de escrever bastante para me fazer compreender como dever ser.
Para mim o que realmemente interessa é que sejamos verdadeiros connosco. O resto é treta. E sim, da mudança só podem vir coisas boas. Até mesmo quando a mudança pode ser inesperada.

Saudações alienígenas

Tia Concha disse...

Isso do natural tem muito que se lhe diga.

Eu era natural, mas as 17 anos esse natural desapareceu...

Toda vida tive um sonho que quase se realizou...

Tive de dar uma reviravolta muito grande, foi a maior desilusão da minha vida, sofri muito, com a injustiça (foi só naquela altura, porque adorooooo) de ter nascido mulher...

Entrei para a faculdade, aos 19, obrigaram-me a andar num curso que abominei durante 3 anos , e passei de ano, extraordinário...

Posso ser "catraia"(não levei a mal e até gostei mt do piropo, note-se!hehehe) mas aos 21 anos de idade tomei uma decisão, decidi mudar a minha vida e fui contra tudo e todos.

E não me arrependo!

Eu não sou natural, sou apenas o que se pode dizer: Uma Pessoa Socialmente Correcta.

Acho que a Tiaconcha que lutou contra tudo e todos se acomodou, se acobardou...

A única que coisa que me tem impedido de mandar tudo para o espaço tem sido a eterna paciência do meu gajo.

Portanto não me me venham com m... de tens de ser tú mesma!

Pá, desculpa lá, mas trouxeste-me lembranças, (posso dizer más) que estavam adormecidas no meu subconscinte há mt mt anos.

MAs, isto não são só desgraças...hehehe

Há algo que é natural em mim, sou uma eterna optimista!
Por maior que seja a desgraça eu dou a volta por cima, é inato!

Anónimo disse...

com chantilly ou ao natural,
não te preocupes,
marchavas igual.

he.he..isto é só a minha veia poética que me instiga; não há aqui nenhum desejo camuflado;(até porque nem sequer te conheço..mas tenho pena) ok?..
e naturalmente;
mesmo gelado
ou muito quente,
dava-me gozo
deitar o dente.

Sofia disse...

A qualidade dos comentários reflete a qualidade ( e a sinceridade ) do teu post.
Fui extremamente tímida até os 30 anos e paguei alto preço por isso. Nos últimos cinco anos tenho tentado ser "naturalmente diferente", afinal encaro isso não apenas como um processo de crescimento, mas como uma questão de sobrevivência. Foi imposto, foi de fora para dentro, e sair da zona de conforto ainda me dói até hoje.
Abraços,

Pluma(PrincesaVirtual) disse...

Não vou comentar este post...ou dissecá-lo...é intimista e tenho a certeza que sabes perfeitamente o que queres dizer...

Bom de qq das formas deixou-me a pensar...

Um bom post :)

Cumprimentos

Ps ainda não deixo beijos pq estou na semi-obscuridade, mas com alguns indicios da verdade! :D
Depois investigo...já que me deixou na expectativa...

Anónimo disse...

Ora viva!

Eu cá não sou natural, sou mais de aromas. Já fui de pedaços mas depois passou-me. Também já experimentei ser liquido mas fica-me melhor ser cremoso.
E aromático, claro está. Tudo isto sem qualquer travozinho a azedo, convenhamos.
Porém, tenho validade, ou o que resta desta, e fazendo juz ao meu nome devo ser agitado antes de usar.

Un abraço...
shakermaker

A propósito, ou não... Um martini natural não tem graça nenhuma.

Sereia disse...

Isso é tudo natural..:)

Tia Concha disse...

"tão natural como a sua sede...!"

Martini Man disse...

ARAGANA: O perigo é cair no Dark Side.


NENA: Ostras e champanhe? Parece-me bem! Onde?


TANGERINA: Biscoita, nunca ninguem me tinha chamado rebelde nem biscoito, muito menos na mesma frase.

Martini Man disse...

MOURA: Outrooooo

BLADE: Quando falo em natural refiro-me ao que aconteceria se tudo continuasse como dantes. O que tu e eu fizemos/fazemos é conscientemente (Lá está: partindo de dentro de nós) invertermos uma tendência que nos ia levar a sitio nenhum.

PANDORA: Mudasti, mas ainda não estás lá. Estás perto, mas ainda não estás lá...

Anónimo disse...

Concordo, concordo, concordo!!
Pior mesmo é sair dessa zona de conforto e mudar...;)
Beijos

Martini Man disse...

MAEVE: Pois mudei!

SLEEPING ANGEL: Não abusei dos martinis no FDS passado. Foi só um, mas em boa companhia.


MULHEKA: Ás vezes apetece-me estar só comigo. Passa-me depressa, isso, mas apetece-me.

Martini Man disse...

MORGAINE: Oubi, badalhoca! Mas não percebi nada, mas acho que era essa a intenção :-)

AENIMA: Não gostei daquela parte dos quimicos...

JUSTINE: Saber que por causa da minha mudança, alguem estava a passar um mãu bocado, foi uma das coisas que me pesava até agora. Mas lê o post seguinte e vais perceber.
Será que viver com uma Justine torturada faz algum bem a quem está contigo? Não sei...

Martini Man disse...

DIAS: Fico...

ALIEN: A mudança pode ser verdadeiramente natural!

TIA CONCHA: Catraia, muito obrigado pela partilha. Mas se te conheço leoa, do que por aqui e ali li de ti, podes estar descansada que esse acobardamento é apenas um intervalo necessário para retomar a marcha.

Martini Man disse...

NENA: Cara Nena, como diz um amigo meu: POSSO SER FÀCIL, MAS NÂO SOU DADO. por isso faz-te á vida, vai comprar um topping de chocolate e pode ser que tenhamos assunto de conversa. (Mas gostei da poesia...)

SOFIA: PARABENS!:-D Estas a a fazer por ti. Continua!

PLUMA: Como viste não foi assim taõ dificil... ;-)

Martini Man disse...

MR SHAKER: Sempre te vi como um natural açucarado.

SEREIA: Natural ou... ao natural?

TIA CONCHA: Vitalis limão ou maçã. Sempre!

PATY: Muito bem vinda, moça!

Tia Concha disse...

Além disso só fiz uma cadeira nesse curso medonho... o resto foi pura festa!

Sou uma alma imperfeita!

antídoto disse...

Acho que confundiste a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras. Ser natural é uma coisa, tudo aquilo que dás como exemplos é outra...

Martini Man disse...

TIA CONCHA: Moçoila, o curso era de carpintaria, então? :-D

Martini Man disse...

ANTIDOTO: Pois é...

AEnima disse...

MM... eu tb nao gosto de muita coisa, mas vem com o pacote. Ate que ponto escolhemos o nosso cerebro?

Martini Man disse...

AENIMA: Podemos sempre mudar a nossa maneira de pensar, não podemos? Isso é uma coisa que acontece naturalmente navida, aliás...

Flor disse...

As mudanças, o sofrimento... fazem crescer. Ficamos melhores e mais bonitos. Mas existem certos valores que permanecem, aos quais somos sempre fiéis, ou seja, que fazem naturalmente parte de nós...